sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

A importância do CFTV para condomínios

O assassinato do Coronel Ubiratan nos traz uma série de reflexões em relação às providências que devemos tomar em relação à segurança de prédios residenciais e comerciais. Para o Delegado Armando de Oliveira Filho, “o caso está 100% esclarecido”, imputando a autoria do crime à namorada da vítima, Carla Cepollina, que foi indiciada formalmente por homicídio duplamente qualificado.

Na qualidade de pesquisador criminal e especialista em segurança, estive no local dos fatos e notei que o prédio onde residia o Coronel Ubiratan não possui câmeras para monitoramento de imagens, nem sistema de controle de acesso de pessoas, veículos e mercadorias. A ausência de equipamentos de segurança acabou dificultando o trabalho investigativo, pois não há registro das imagens da advogada Carla nas áreas comuns do edifício, e os próprios porteiros se confundiram em relação aos horários em que ela teria entrado e saído.

Por outro lado, a polícia civil teve acesso às imagens geradas pelo sistema de CFTV do condomínio onde ela mora, identificando assim as vestes que usava naquela oportunidade ao sair e chegar a seu prédio. Como diz o antigo provérbio: “Uma imagem vale por mil palavras”.

O registro e a visualização de pontos estratégicos ampliam sobremaneira a segurança de uma propriedade, permite reconhecimentos e registra o fato como ocorreu, valendo até como prova criminal. Muitas são as vantagens do Circuito Fechado de Televisão (CFTV).

CFTV• Vantagens do CFTV:

1) Visualiza, monitora e grava imagens de diversos ambientes ao mesmo tempo;

2) Fator psicológico de dissuasão, pois o marginal sabe que está sendo vigiado e suas imagens armazenadas;

3) Inibe a ação de invasores, depredadores, pichadores e pessoas mal intencionadas;

4) Manutenção barata;

5) Facilita o trabalho de pronta resposta (polícia e vigilância particular) fornecendo pormenores do crime que está ocorrendo no condomínio;

6) Auxilia sobremaneira no controle de acesso de pessoas, mercadorias e veículos;

7) Integração com sistemas de alarmes;

8) Acesso às imagens pela Internet;

9) Monitoramento e fiscalização dos procedimentos de segurança praticados por funcionários e moradores.

Dr. JORGE LORDELLO
Escritor Internacional
Pesquisador Criminal
Palestrante e Conferencista
Delegado de Polícia Licenciado
Consultor de Segurança
Apresentador do Programa Proteja-se

© Direitos Autorais Reservados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: