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Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Curso avançado de prevenção a fraudes, desvios e roubos na empresa

Você vai entender as vantagens de se ter uma política de prevenção a fraudes na rotina da empresa

Fraude é qualquer prejuízo ou dano que venha a ser causado por agentes internos ou externos.
Em recente levantamento descobrimos:

» Sua empresa já foi vitima de fraude?
· Sim 81%
· Não 13%
· Não sabe 6%

» Pesquisa, Financial Service: O que acontecerá com os índices de fraudes no futuro?
· Diminuição: 13%
· Estabilização: 23%
· Aumento: 64%

» Como ocorrem os prejuízos financeiros?
· 20,1% Falsificação de documentos e cheques
· 19,6% Participação de funcionário
· 17,4% Faturas falsificadas
· 10,3% Suborno
· 9,4% Concessão de credito fraudulento
· 21,2% Furtos e Roubos

As fraudes em geral são frutos da oportunidade e da falta de política prevencionista na empresa. No momento em que conhecemos o funcionamento das fraudes, encontramos o caminho mais seguro na proteção contra elas.

Com base nos padrões de comportamento observados nos golpistas, desenvolvemos técnicas que permitem a detecção antecipada de fraudes, evitando assim, vultosos prejuízos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
» Fatores Motivadores de Fraudes
· Oportunidade
· Controles internos deficientes ou inexistentes
· Baixo risco, aliada a sensação de impunidade no Brasil
· Ausência de política prevencionista na empresa
· Necessidade psicológica
· Necessidade financeira

» Plano de Prevenção a Fraudes
· 3 linhas de ação:

Preventiva: controles que possam evitar ou minimizar a possibilidade de fraude na empresa

Detectiva: ação efetiva para levantamento da fraude, buscando comprovação de autoria e materialidade do delito

Corretiva: atuar no efeito, corrigir e melhor o controle

· Implantação de medidas anti-fraudes
· Necessidade de vender e o risco de não receber

» Equipamentos Eletrônicos
· Completa análise dos mais modernos equipamentos de segurança (CFTV, Sensores e Alarmes)
· Identificação dos mais adequados à proteção de sua empresa
· Estratégias para se ter o controle de acesso seguro de pessoas, mercadorias e veículos
· Monitoramento de imagem, sinal de pânico e gravação a distância
· Como implementar o Sistema Integrado de Segurança (SIS)

» Cédula de Identidade, CPF, CNH, entre outros
· Golpes recentes com documentos clonados
· Características de segurança dos documentos públicos
· Aprendendo a identificar na prática falsificações e adulterações
· Enxergando a documentação com outros olhos

» Falsificação em documentos
· Modalidades:
Contrafação
Alteração
Duplicação
Simulação
· Medidas preventivas
· Dicas práticas para analisar e conceder crédito

» Cartão de Credito e de Banco
· Saiba como identificar cartões magnéticos adulterados, falsificados e clonados
· Como funciona o Skimmer que seqüestra os dados da tarja magnética dos cartões de credito e de banco
· Cautelas nas vendas com cartões magnéticos
· Evitando vendas “doentes”
· Procedimentos preventivos para aumentar a segurança nas vendas

» Cheque
· Característica da pessoa que passa cheque sem fundo ou roubado
· Pior do que não vender, é vender e não receber
· Como identificar cheques rasurados, falsificados e adulterados
· Como não ser vitima de ação indenizatória por erro ou falha de funcionário
· Recomendações para maior segurança no recebimento de cheques.
· Como cobrar cheque de conta aberta de forma fraudulenta. A responsabilidade dos Bancos.
· Cheque sem fundo:
Direitos e deveres do credor e devedor.
Como cobrar legalmente?
Quais os limites para não entrar na cobrança abusiva?
Como e onde registrar Boletim de ocorrência?
Quais as medidas judiciais cabíveis?
· Itens de segurança de cheques

» Moeda Falsa
· Características de segurança do Real em papel moeda e polímero
· Aprenda a se defender do dinheiro falsificado
· Como agir ao receber uma nota falsa?
· Responsabilidade penal de quem tenta repassar dinheiro

» Contratação de funcionários
(mais de 60% dos sinistros em empresas contaram com a participação direta ou indireta de funcionários)
· 3 requisitos para o funcionário delinqüir
· Como contratar funcionários com segurança
· Levantamentos preventivos
· Roteiro para se fazer a seleção com foco em segurança
· Quais documentos devem ser analisados
· Como certificar-se dos dados informados
· Sinais de perigo para o empregador

» Proteção das Informações
· Espionagem e contra-espionagem
· Identificação de pontos vulneráveis
· Detectando e evitando escutas telefônicas
· Defendendo-se contra grampos ilegais
· Controle seguro das informações
· A importância das chaves
· Legislação: interceptação legal e ilegal

OBJETIVOS DO TREINAMENTO
» Promover ações corretivas e preventivas a fim de evitar e diminuir fraudes internas e externas na empresa
» Detectar antecipadamente golpes de todo o gênero, evitando assim vultosos prejuízos
» Aumentar vendas e reduzir risco de calotes
» Melhorar a rentabilidade do negócio
» Salvaguardar informações da empresa

PÚBLICO ALVO
» Profissionais de RH, Analistas de Crédito, Gestores de Segurança, Auditores, Controladores, Técnicos de Segurança do Trabalho, Administradores, Gerentes, Supervisores, Caixas, Advogados, Comércio em Geral, entre outros.

OUTRAS INFORMAÇÕES
» Duração: De 2 a 6 horas, conforme o número de temas abordados.

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