sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Dez conselhos importantes para quem não quer ser assaltado

Blog Repórter de Crime
Por: Jorge Antonio Barros

Após assaltos na Lagoa e no Leblon, que resultaram na morte de um empresário e tiveram grande repercussão, a Secretaria de Segurança anunciou o reforço de policiamento ostensivo na Zona Sul do Rio, desde ontem.

Enquanto não faz o mesmo nas Zonas Norte e Oeste da cidade…

Enquanto não consegue deter ladrões de automóveis, que agem em plena luz do dia…

Enquanto o governo do estado não consegue controlar os índices de criminalidade…

Aconselho os amados leitores a anotarem, copiarem e enviarem esse post por e-mail para amigos e parentes com uma das melhores sínteses de orientações de segurança, feitas pelo consultor de segurança Jorge Lordello, que já publicou o livro “Como conviver com a violência”, com Lair Ribeiro. O especialista observa que a desatenção é a maior vantagem que a vítima pode oferecer ao criminoso.

Fala Lordello:

“Depois de entrevistar cerca de 1.200 marginais, mais de 1.800 vitimas e dezenas de policiais, conclui que podemos reduzir quase a zero o risco de assalto e sequstro, tanto a pé, como dirigindo veículos, no momento em que usamos a capa da prevenção para nos proteger. Pessoas com atitudes inseguras e vulneráveis sao mais expostas a criminalidade.

É necessário adotarmos algumas posturas seguras no cotidiano para diminuir o risco de abordagem criminosa, que é eminente nas grandes capitais brasileiras. Descobri que o marginal busca situações onde possa agir com menos riscos e que as pessoas que são muitas vezes alvos de bandidos, acabam se posicionando em situações de vulnerabilidade.

Portanto criei 10 dicas importantes para minimizar riscos e aumentar sensivelmente a segurança pessoal:

1) A segurança na rua começa dentro de casa, retirando documentos desnecessários da carteira. Se você é motorista e possui a nova carteira de habilitação, deve aposentar todos os outros documentos, tais como RG, CPF e título de eleitor. Lembre-se que se todos os seus documentos caírem nas mãos de estelionatários o prejuízo poderá ser incalculável. Para as pessoas que não dirigem, devem portar apenas o RG.

2) Reduza o numero de cartões de banco na carteira. Porte apenas 1 diariamente e solicite ao gerente de seu banco para inibir o aparecimento do valor do cheque especial e também de suas aplicações financeiras. Com isso você estará evitando o seqüestro relâmpago e até a extorsão mediante seqüestro.

3) Não deixe de cadastrar sua senha, pois todo cartão de credito pode servir para sacar dinheiro do caixa 24 horas. Lembre-se que carteiras com números elevados de cartões magnéticos aguçam o interesse dos marginais.
4) Evite usar caixas 24 horas isolados e principalmente à noite. Procure caixas dentro de shoppings, lojas de conveniência, mas sempre mantenha a atenção.
5) Não realize qualquer negócio utilizando dinheiro. Há um ditado antigo que diz que “onde tiver dinheiro, há a possibilidade de crime”. Prefira sempre a utilização de cheque ou depósitos eletrônicos, junto ao caixa do banco.
6) Tenha cautela extrema ao sacar dinheiro em bancos, principalmente em dia de pagamento ou com grande movimentação de pessoas. Converse com seu gerente e pergunte sobre os dias que a agência bancária é mais tranqüila.

7) Jamais aceite auxílio de estranhos quando estiver em caixas eletrônicos e estabelecimentos bancários. Procure solucionar suas dúvidas com funcionários identificados.

8) O aparelho celular é o objeto mais subtraído em todo Brasil. Portanto, carregue-o escondido na bolsa ou bolso, evitando sempre atender ligações em público. Se precisar usar o celular, entre numa loja para fazer a ligação.

9) Em caso de assalto, jamais reaja, não tente fugir e evite realizar movimentos bruscos. Lembre-se que sua integridade física é muito mais importante que bens pessoais e que o ladrão sempre encontra-se mais nervoso que a vitima. Portanto, entregue seus bens, sem tentar negociá-los com o criminoso, comunicando sempre os movimentos que vai realizar com as mãos, sempre de maneira lenta.
10) Não ostente riqueza. Veículos luxuosos, relógios caros, jóias e bijuterias finas e aparelhos eletrônicos podem chamar a atenção de criminosos desnecessariamente. Cuidado com comentários sobre dinheiro em público, pois o vazamento de uma informação financeira pode ser fundamental para o planejamento de um assalto ou seqüestro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: