sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Medidas simples podem evitar assaltos e furtos

Bradesco Seguros e Previdência

Como a mulher pode se sentir mais segura no trânsito das grandes cidades? Estatisticamente, as motoristas são minoria entre as vítimas de roubo de carro (o mais recente levantamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública aponta que apenas 16,5% dos casos registrados têm mulheres como vítimas). Prevenção, entretanto, nunca é demais para ambos os sexos. As recomendações de segurança para as mulheres que dirigem são, em geral, as mesmas aplicáveis aos homens. Algumas, porém, são bem específicas em relação às moças. “Bem orientada, a mulher pode reagir a um possível assalto de forma fria, sem se deixar levar pela emoção. Isso faz toda a diferença”, diz o consultor em segurança Evilásio Meriguet, da empresa carioca Securenet.

“É importante entender como agem os marginais que furtam e roubam veículos automotores e, a partir disso, saber como evitar prejuízos materiais e emocionais”, afirma o advogado Jorge Lordello, especialista em segurança.

Veja as principais recomendações dos especialistas em segurança:

• Mantenha sempre as portas travadas e com os vidros levantados. É comum que assaltantes perambulem por entre os carros parados nos cruzamentos, buscando portas destrancadas (especialmente as traseiras). Já os vidros levantados inibem a ação dos marginais que não carregam armas de fogo.
• É recomendável a aplicação de película escura nos vidros do automóvel, o popular insulfilm.

• Nunca deixe a bolsa sobre os bancos do carro. Prefira levá-la no chão ou mesmo no porta-malas. Bolsas e pacotes à mostra chamam a atenção de assaltantes. “Evite deixar também objetos dentro do carro estacionado. Assim você previne um arrombamento” alerta Lordello. Atenção redobrada para bolsas com documentos, cartões ou dinheiro.

• No carro, evite adesivos, placas ou crachás que identifique o local onde você mora ou costuma freqüentar.

• Nos semáforos, vá reduzindo a velocidade devagar, tentando chegar ao cruzamento quando o sinal estiver abrindo, se necessário parar fique sempre com a primeira marcha engatada.

• Quando perceber que está sendo seguida por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para ruas movimentadas.

• Evite usar relógios, colares, pulseiras ou anéis muito chamativos, especialmente se seu carro não tiver vidros escuros. “Ostentar riqueza não é uma boa opção”, opina Lordello.

• Constatou-se que 40% dos automóveis furtados estavam próximos hospitais, faculdades, estações de metrô, escolas e casas de shows, ou seja, em locais de grande concentração de pessoas e veículos. Redobre a atenção aos transeuntes e a outros veículos quando estacionar em um desses locais.

• Evite namorar e bater papo dentro de automóveis. “Lembre-se que o veículo estacionado deve ser trancado imediatamente e jamais ser usado para descansar ou esperar alguém”, diz Lordello.

• Se ocorrer uma leve colisão na traseira do seu veículo e você desconfiar de algo, dirija-se até um local movimentado e procure uma viatura ou posto policial, especialmente se estiver sozinha. “É comum os marginais baterem de propósito na traseira, para abordar a motorista quando ela sai do carro para verificar o estrago”, explica Meriguet.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: