sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Como evitar acidente de trânsito ao dirigir com forte neblina ou cerração?

Por volta das 23h do dia 07.06.2016, um ônibus que transportava estudantes trafegava pela Rodovia Mogi-Bertioga, quando, na altura do Km 84, por motivos ainda desconhecidos, vergou para a pista contrária de direção e tombou, vindo a bater num rochedo e precipitar-se em um barranco. De concreto, é sabido que a pista estava ligeiramente molhada e que a neblina era intensa naquela noite.
Uma pergunta se faz presente: Como se deve dirigir em estrada com forte cerração?
A primeira conclusão, é que não deve ser da mesma maneira de quando a visibilidade é perfeita. É preciso usar estratégias de direção defensiva quando se tem visão obstruída ou prejudicada pela neblina. Portanto, recomendo algumas orientações de segurança:

1)Reduza a velocidade imediatamente
2)Jamais acenda os faróis altos, pois não será possível enxergar à média e longa distância; o efeito será o contrário, porque a luz forte atinge os flocos de água e a neblina acaba se transformando em uma parede branca, dificultando ainda mais a visibilidade. Mantenha ligados os faróis baixos e tente se orientar pelas faixas da rodovia.
3)E se a pista não for bem sinalizada e a neblina estiver muito densa? Melhor parar o veículo, mas não no acostamento, onde o risco de provocar acidente será muito grande. Tente localizar local seguro para se abrigar e esqueça compromisso importante; tenha em mente que o mais importante nesses momentos de perigo é preservar sua integridade física.
4)Jamais ligue o pisca alerta com o carro em movimento; isso pode induzir quem segue atrás a frear bruscamente, pois poderá entender que um veículo está parado na pista; situações assim podem provocar acidentes de graves proporções.
5)O limpador do para-brisa tem que estar com a palheta funcionando plenamente; se estiver vencida, vai piorar ainda mais a visibilidade
6)Carro com ar condicionado direcionado para o vidro dianteiro é um excelente equipamento de segurança nessas horas, pois evitará o embaçamento da visão.
7)Pneus devem estar calibrados e alinhados e o sistema de freio em ordem.
8)Os faróis devem estar funcionando e regulados. Imagine se durante forte cerração os faróis do seu carro estiverem direcionados para o alto ou para os lados?
9)Pneus devem estar em bom estado de conservação e uso; se estivem em mal estado, nessa situação de pista escorregadia, prejudicarão, e muito, a dirigibilidade.
10)Para finalizar as orientações, é de suma importância que seu pisca-alerta, setas e lanternas estejam em perfeitas condições

JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: