sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

O profissional de segurança pública e privada deve enxergar aquilo que os outros não veem

Certo dia, ao término do expediente de trabalho, o gerente de qualidade foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da enorme geladeira.

Desesperado, passou a bater incansavelmente na porta e a gritar por socorro, mas ninguém ouvia. Todos já haviam saído da empresa e era impossível que alguém pudesse escutá-lo.

Após cerca de 50 minutos, de repente, a porta se abriu e o vigia da empresa entrou na câmara e o resgatou com vida. O dono do frigorífico, ao saber do ocorrido, perguntou ao segurança:

“Por que você foi abrir a porta da câmara se isso não faz parte da sua rotina de trabalho?”

A explicação é deveras importante para aqueles que trabalham na área de segurança pública e privada:

“Trabalho nesta empresa há 3 anos. Dezenas de empregados entram e saem daqui todos os dias; o gerente é um dos poucos que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede ao sair. Hoje ele disse “bom dia” quando chegou. Entretanto, quando estava me preparando para ir embora, ao trocar o uniforme percebi que ele não tinha se despedido de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter-lhe acontecido algo. Por isso, mesmo fora do horário de trabalho, resolvi procurar por ele e o encontrei…”

O profissional de segurança, com o passar dos anos de trabalho na área, adquire capacidade de percepção que vai além dos 5 sentidos. Ele aprende a sentir a possibilidade do perigo, pois tem a mente focada na prevenção e na proatividade, ou seja, toma atitude antes que aconteça o pior. A mente daquele que gosta de proteger pessoas e patrimônios fica aguçada e sensível, assim, passa a reconhecer pequeninos detalhes que a maioria das pessoas não consegue enxergar. É preciso antever situações perigosas, ouvindo muitas vezes o silêncio e enxergando aquilo que nossos olhos não podem alcançar. Num relance, a mente sinaliza que alguma coisa está errada, que algo não se encaixa, que alguém pode estar mentindo, que há algo engendrado ou montado para prejudicar ou fazer mal a alguém.

Crimes deixam rastros, mesmo antes de acontecerem; basta de olhos de ver e ouvidos de ouvir.

JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: