sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Atenção na hora da carona

O sábio Rei Salomão, há milhares de anos, disse uma frase magnífica que serve de alerta para todos os pais: “Instrui a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele”.
Portanto, cabe aos genitores alertarem seus filhos, principalmente os adolescentes, dos perigos existentes nas ruas, como forma de prevenção. Como Delegado de Polícia, observei diversas ocorrências, onde jovens se envolveram em crimes tendo em vista sua inexperiência de vida ou falta de malícia. Solicito que preste bastante atenção nos casos verídicos que vou narrar que servem de orientação no tocante a educação de filhos.

  1. O estudante M.A.S. de 20 anos dirigia seu veículo à noite, quando nota um conhecido do bairro acenando no meio fio pedindo carona. O condutor não vê problema em atender tal solicitação.Durante o percurso o passageiro pede que o motorista encoste o carro na rua seguinte, pois precisava pegar um presente com um parente. Rapidamente o passageiro entra numa casa humilde e sai portando um pequeno embrulho de papel. Ao continuar seu trajeto, apos 500 metros, uma viatura da policia ordena que o estudante pare o veiculo. O passageiro fica nervoso e joga o embrulho no banco traseiro. Na revista, os policiais encontram 20 cigarros de maconha. O estudante M.A.S. alega que a droga não lhe pertence, sendo que o passageiro diz que apenas pegou uma carona e que a maconha só poderia ser do condutor do carro.
  2. O auxiliar G.F.R., de 21 anos estava em uma danceteria e por volta das 2h resolve ir embora a pé. Na saída, encontra com alguns amigos e em grupo retornam para casa. No percurso, dois garotos ascendem cigarros de maconha que são passados para todos da turma fumarem. A droga cai na mão de G.F.R. que nunca havia usado maconha. Nesse exato momento surge uma viatura da polícia. Todos os garotos saem correndo e apenas o auxiliar é detido com a droga na mão.
  3. A secretaria M.E.N. de 18 anos conheceu num barzinho o comerciante F.S.C. e ficou envolvida com a boa aparência do rapaz que lhe oferece uma carona. Ao entrar no veículo, o motorista deixa a educação do lado de fora e passa a assediar a secretaria de maneira bruta. Repentinamente, a moca observa que o condutor está portando um revolver na cintura e quando o sinal fica vermelho ela desse correndo do auto e quase é atropelada pelo falso galã.

Os jovens devem saber de alguns princípios básicos de segurança preventiva.

  1. Não de carona a estranhos.
  2. Cuidado com os “conhecidos” que você transporta em seu veiculo, pois você nunca sabe se ele porta drogas ou uma arma de fogo.
  3. O ditado “dize-me com que andas que direis quem és” é o segredo para não se meter em encrenca nas ruas. Escolha muito bem as pessoas com quem você anda.
  4. Jamais aceite carona de estranhos na rua ou de uma pessoa que você acabou de conhecer em um barzinho ou festa.
  5. Não julgue as pessoas pela aparência. Somente o tempo irá mostrar a idoneidade de uma pessoa que você acabou de conhecer.
  6. Lembre que a prevenção é a principal arma contra a criminalidade.

JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: