sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 9 1398-3091

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

10 Dicas para proteger seu celular contra invasões

Todo smartphone é um computador de pequeno porte e, da mesma forma que os equipamentos maiores, está sujeito a invasões para roubo de dados como fotos, contatos e senhas bancárias. E aí, já viu, é dor de cabeça na certa. As formas de agir dos malandros variam, desde a cópia simples do conteúdo do aparelho até a captura de áudio e toques na tela, mas a invasão acontece sempre pelo mesmo motivo: descuido.

1. Usar um antivírus

Instale e mantenha atualizado um aplicativo antivírus em seu celular. Há muitas opções gratuitas que oferecem ainda recursos de rastreamento, backup de dados e até tiram fotos de quem tenta usar seu aparelho sem autorização.

2. Limpe o cartão

Certifique-se de que o antivírus esteja protegendo também o cartão de memória externa do aparelho.

3. Instale somente aplicativos oferecidos na loja oficial do seu sistema

Baixar programas de sites “paralelos” é relativamente fácil, mas tome cuidado. Mesmo que o aplicativo desejado seja seguro, ele pode trazer alguma praga de carona e deixar seu aparelho vulnerável.

4. Capriche nas senhas

Quase todo smartphone guardam seus dados na nuvem. Quer dizer, as informações estão ali, na sua mão, mas tem uma cópia delas nos servidores do fabricante, atrelada ao seu login de e-mail. Isso é extremamente útil, mas requer mais cuidado com a senha. Se alguém descobrir sua senha, terá acesso a tudo, podendo até apagar e bloquear seu celular à distância. Vale a pena queimar as pestanas para criar uma senha difícil de ser descoberta e trocá-la de vez em quando.

5. Prefira wi-fi protegido

Redes abertas são mais suscetíveis a invasões e clonagens. Por isso, na hora de usar o wi-fi de um restaurante, por exemplo, é mais seguro pedir a senha ao garçom do que usar aquela rede aberta com nome engraçadinho.

6. Mantenha o bluetooth desligado

Hackers podem invadir seu aparelho usando conexões bluetooh. Ative o recurso somente quando estiver transferindo algum arquivo ou usando acessórios, como fones de ouvido ou caixas de som sem fio.

7. Recuse carregadores de estranhos

Qualquer coisa conectada à porta USB de seu celular pode transportar códigos maliciosos para o aparelho e copiar o que houver por lá. Basta que na outra ponta do cabo exista, por exemplo, um pendrive disfarçado de carregador de bateria.

8. Proteja o compartilhamento de conexão

Quando usar a função de roteador em seu celular, libere um por um os aparelhos autorizados a compartilhar sua conexão. Melhor ainda: use uma senha diferente a cada sessão de compartilhamento. Isso evita que estranhos usem sua rede e até invadam seu aparelho.

9.Mantenha tudo atualizado

Sempre pode existir uma brecha de segurança no sistema operacional ou nos aplicativos instalados no celular. Quando os fabricantes descobrem essas falhas, eles enviam atualizações automáticas para tapar os buracos. Se você desativar as atualizações automáticas, qualquer programa pode ser um acesso fácil para invasores.

10. Faça backup

É sempre bom manter uma cópia de seus dados no computador, seja por sincronização automática ou cópia manual. Assim, se as dicas acima falharem, ou se os espertinhos criarem outra forma de invadir seu aparelho, nem tudo estará perdido.

Se você gostou , tente seguir essas dicas e aplicar em seu smartphone o mais rápido possível. Ninguém planeja perder seu celular nem ser assaltado, e justamente por isso é importante estar preparado para minimizar os dados. Até a próxima.

JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: