sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Arma de fogo ou equipamentos de segurança qual melhor estratégia para proteção residencial?

Com o decreto assinado pelo Presidente Bolsonaro, que flexibiliza a posse de arma de fogo, reacendeu o debate sobre a proteção familiar na residência. Tanto é, que diversas pessoas entraram em contato comigo dizendo ter certo sentimento de insegurança dentro do lar e se eu aconselhava a compra de arma de fogo.

A primeira pergunta que fiz nesses casos, foi a seguinte:

Você reside em uma casa com bom nível de segurança ou não?

Mesmo antes de responderem, como as pessoas, normalmente, não sabem definir a escala de segurança ou insegurança do local de moradia, mesmo porque não são peritas no assunto, fui direto ao ponto: 

Você já fez algum investimento em equipamentos físicos e/ou eletrônicos para proteção perimetral e das portas e janelas da sua residência?

90% delas responderam negativamente e o restante relatou gastos insuficientes para ter segurança adequada.

A pergunta que não quer calar:

Será que vale a pena adquirir arma de fogo para tentar proteger casa totalmente desprotegida? 

Como especialista em segurança pública e privada que estuda o assunto por quase 30 anos consecutivos, posso garantir ao leitor que, definitivamente, a resposta é não, pelos fatos e motivos que passo a expor:

-Quando o assunto é segurança residencial, três estratégias são importantíssimas:

a) Equipamentos físicos – Proteção com muros ou gradil; portão automático para garagem; passa volume acoplado na alvenaria para recebimento de mercadorias delivery; porta reforçada com fechaduras de alta segurança; travas especiais que dificultam o arrombamento de portas e janelas e etc.

b) Equipamentos eletrônicos – Alarme perimetral(eletrônico e/ou energizado) para impedir, dificultar e/ou retardar a intrusão através de disparo de alarme; sensores internos capazes de detectar a presença de intruso próximo de portas de entrada da residência e janelas ligados à sirene potente; instalação de câmeras de segurança com monitoramento de imagens nos celulares de todos os familiares.

c) Normas e procedimentos de segurança que devem ser respeitados por todos os moradores e eventuais colaboradores, ou seja, ter regras claras e simples que devem ser seguidas por todos que circulam na casa, como por exemplo, não conversar na frente da casa com o portão aberto.

-Infelizmente, na maioria das casas no Brasil não se pratica os 3 itens mencionados acima. Diferentemente, grande parte dos condomínios verticais e horizontais faz investimentos relevantes na instalação de equipamentos físicos e eletrônicos e no estabelecimento de normas de segurança a serem cumpridas por todos; no caso de descumprimento a consequência é a aplicação de multa. Apesar de o morador de casa não pagar a taxa condominial, que por sinal não é barata, não investe na proteção residencial, assim, passa a viver num ambiente inseguro, onde qualquer ladrão pé de chinelo pode ingressar com facilidade.

-Outro detalhe que deve ser levado em consideração, é que a implementação de equipamentos de segurança físicos e eletrônicos aumenta o nível de proteção residencial não só quando a família está na residência, mas também quando as pessoas se ausentam; o sistema eletrônico vigia o tempo inteiro.

-A tecnologia em segurança detecta qualquer tentativa de intrusão residencial. Quanto efetivada através de muros, pode gerar choque elétrico potente e também disparar sirene que tem como função alertar moradores e vizinhos e afugentar o invasor.

PRIMEIRA CONCLUSÃO

NÃO É SEGURO TER ARMA DE FOGO EM RESIDÊNCIA TOTALMENTE INSEGURA.

SEGUNDA CONCLUSÃO

ANTES DE ADQUIRIR ARMA DE FOGO PARA MANTER NA RESIDÊNCIA, FAÇA INVESTIMENTOS EM EQUIPAMENTOS FÍSICOS E ELETRÔNICOS.

EM SEGUIDA ESTABELEÇA REGRAS RÍGIDAS DE SEGURANÇA QUE DEVERÃO SER SEGUIDAS POR TODOS AQUELES QUE MORAM E TRABALHAM NA CASA. DEPOIS DISSO, SE ACHAR AINDA NECESSÁRIO, COMPRE ARMA DE FOGO LEGALIZADA.

TERCEIRA CONCLUSÃO 

ARMA DE FOGO É UM EXCELENTE EQUIPAMENTO PARA ATAQUE, MAS NÃO TEM A MESMA EFICÁCIA NA DEFESA PESSOAL OU FAMILIAR. 

 

JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: