sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Triste Realidade – honestidade no Brasil virou sinônimo de qualidade

O leitor já ouviu a expressão “A lanterna de Diógenes”?

É usada como símbolo da procura de homens honestos. Diógenes foi um filósofo grego e um dos fundadores da filosofia cínica. Nasceu em Sinope, possivelmente em 404/412 a.C., na Turquia, e morreu em 323 a.C., em Corinto, na Grécia. Exilado de sua terra natal, passou a viver em Atenas, onde criou um estilo próprio de vida, criticando os valores sociais e as instituições, acreditando-as corruptas. O termo cínico, aqui, diferentemente do sentido do senso comum, representa uma filosofia de vida que acreditava-se isenta das regras de pudor criadas pela sociedade.

No entanto, Diógenes criou um estilo de virtude da pobreza – passou a viver dentro de um grande vaso de barro instalado em via pública. Porém, o ponto alto da sua história é que ele andava pelas ruas, durante o dia, carregando uma lanterna e dizendo estar à procura de um homem honesto. Esse é o significado do símbolo de A lanterna de Diógenes”.

O fato foi tão marcante, que virou história.

Curiosamente, no Brasil, infelizmente, honestidade virou sinônimo de qualidade ou virtude e não obrigação do cidadão, ou seja, invertemos completamente os valores.

O famigerado “jeitinho brasileiro” se encorpou, passando a ser “aceito”, de alguma maneira, como forma de esperteza e sucesso. Quantas vezes você já foi ao shopping e viu um carro estacionado em vaga para idosos ou deficientes?

Com o tempo, pequenos deslizes passaram a ser considerados justificáveis.

Os conceitos de ética e moral também foram sendo alterados em nosso país.

Os departamentos de recursos humanos de algumas empresas, nos processos de seleção, têm avaliado a honestidade dos candidatos. Entendo que honestidade não se mede em graus. Ou é correto ou não é. Não vejo espaço para margem de erro.

JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: