sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Nem todo chefe consegue liderar pessoas

Alexandre, o Grande, Rei da Macedonia, conduzia seu exército de volta para casa depois da vitória contra Porus, na Índia. A região que cruzavam no momento era árida e deserta, e os soldados sofriam terrivelmente de calor, fome e, mais que tudo, de sede. Os lábios rachavam-se e as gargantas ardiam por falta de água. Muitos estavam prestes a se deixar cair no chão e desistir.

Um dia, por volta de meio-dia, o exército encontrou um destacamento de viajantes gregos. Vinham montados em mulas e carregavam alguns recipientes com água. Um deles, vendo o rei quase sufocar de sede, encheu um elmo com água e ofereceu-lhe. Alexandre pegou o elmo nas mãos e olhou em torno de si. Viu os rostos sofridos dos soldados, que ansiavam, tanto quanto ele, por algo refrescante. E disse para todos ouvirem:

“Pode levar, pois se eu beber sozinho o resto ficará desolado, e você não tem o suficiente para todos”.

E devolveu a água sem tomar uma gota. Os soldados, aclamando seu rei, puseram-se de pé e pediram que o líder continuasse a conduzi-los adiante.

Caro leitor, não importa qual seja a situação, as pessoas produzem e se envolvem mais na presença de um líder e não sob a égide de um chefe.

Líderes motivam e inspiram, são exemplos de conduta e mostram o caminho a ser seguido. Já aquele que passa a vestir a capa de “chefe”, normalmente, age de forma autoritária e é muito mais temido do que respeitado. Jamais servirá como exemplo!

O líder enxerga as pessoas abaixo dele como parte de uma equipe, já o chefe, vê os demais como subordinados e que devem seguir à risca suas ordens, sem discussão.

JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: