sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

O segredo para viver por muitos anos e com saúde

O médico gerontólogo(gero = envelhecimento + logia = estudo) Juan Hitzig, nascido na Argentina, tem estudado as características de alguns idosos saudáveis e concluiu que, além da genética biológica, o denominador comum entre todos eles está em suas condutas e atitudes.

Resumindo, para ter mais saúde física e mental e viver por muitos anos, é preciso ter no cotidiano ações positivas que levem ao sentimento de felicidade. É importante a compreensão que cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos trilhões de células que formam o organismo.

O leitor sabe o que é serotonina?

É considerada um hormônio da felicidade e do prazer. Tem como função a condução de impulsos nervosos de um neurônio a outro. A serotonina afeta todo o organismo; das emoções às habilidades motoras.

E o hormônio cortisol?

Produzido pela parte superior da glândula supra-renal, este hormônio está diretamente envolvido na resposta ao estresse. O cortisol ativa reações do corpo diante situações de emergência, aumentando a pressão arterial e o açúcar no sangue, por isso, é chamado de hormônio do estresse.

O cortisol é necessário em nosso organismo, mas surge o problema quando em excesso no sangue, o que gera danos à saúde como: obesidade, hipertensão, diabetes, infarto, derrame, aumento do colesterol, pressão alta, alteração dos padrões de sono, dores musculares, fibromialgia, depressão e etc.

Segundo estudo da Umeå University, na Suécia, pessoas com episódios frequentes de depressão ou expostas ao estresse crônico, tem envelhecimento acelerado.

Depois dessas explicações iniciais, gostaria de aprofundar nos estudos do Dr. Juan Hitzig, que ensina quais são as ações diárias que promovem secreção de serotonina, o que ele chama de “condutas S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sexo, sono, sorriso.

Por outro lado, devem ser evitadas as chamadas “condutas R”, tais como: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, pois essas atitudes facilitam a secreção do cortisol, que, como já dissemos, acelera o envelhecimento.

As condutas “S” geram atitudes “A”, tais como: ânimo, amor, apreço, amizade, alegria, aceitação e aproximação.

Já as Condutas “R”, pelo contrário, geram atitudes “D”, ou seja, depressão, dor, despeito, desânimo, desespero e desolação.

Portanto, deve ser evitado o chamado “sangue ruim”(muito cortisol e pouca serotonina), que deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento.

Amigo leitor, concordando com as conclusões do renomado pesquisador, recomendo o bom humor, a paz e a tranquilidade como parceiros para a longevidade saudável. Portanto, pratique!!!!

JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: