sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Abertura lenta do portão da garagem de prédio pode facilitar assalto ao carro do morador

Estava andando por uma determinada rua do bairro de Perdizes/SP, quando notei no portão principal da garagem de um prédio uma placa com os seguintes dizeres:

“Portão Automático, fechamento em 15 segundos”.

Confesso que nunca tinha visto esse tipo de sinalização.

Curioso, resolvi ficar nas proximidades e esperar o acionamento do referido porão. Deixei o cronômetro do celular a postos. Após 10 minutos se aproximou o carro de um morador e iniciei a contagem do tempo. Foram 14s45 para a abertura. Isto posto, para reflexão do leitor, gostaria de levantar algumas perguntas em relação a segurança:

15 segundos para liberar a entrada de carro é razoável ou não?

Posso garantir que não é, muito pelo contrário, é muito lento.

Qual o tempo ideal?

Acima de 10 segundos consideramos lento. De 7 a 9 segundos entendemos que é um bom tempo de abertura, sendo que de 4 a 6 segundos é o ideal, principalmente quando o assunto é a segurança do condutor.

Mas por qual razão é tão importante o tempo de abertura do portão?

Tenho arquivados vários vídeos e notícias recentes de crimes que mostram o morador em seu carro esperando o portão abrir e de repente surgem ladrões armados, que são conhecidos como bandidos de oportunidade.

Ao verem veículo parado por vários segundos na calçada, partem para o ataque com o objetivo de roubar pertences do condutor e, às vezes, o próprio auto.

Observe as imagens abaixo que mostram assalto ocorrido na entrada da garagem em prédio de classe média alta no bairro do Tatuapé em 10.09.2019

Exatamente ás 18h04m12s o condutor aciona o controle remoto e o portão começa abrir lentamente. Junto ao poste, na frente do prédio, está parado um homem, que na verdade é um assaltante.

10 segundos depois, ou seja, às 13h04m22s o criminoso que estava na frente do edifício de luxo aproxima-se do auto do morador e anuncia o assalto. Importante frisar que 10 segundos já tinham se passado e o portão ainda estava abrindo.

O assaltante mostrado na foto acima não estava sozinho e ás 18h04m31s surge o segundo ladrão.

O auto do morador/vítima provavelmente era blindado e por isso o condutor manteve as portas trancadas e vidros levantados. Às 13h04m38s o morador acelera o carro quando percebe que o portão estava completamente aberto.

Um dos bandidos resolveu ainda perseguir o carro dentro da clausura, mas com a abertura do segundo portão, o ladrão resolveu fugir e se deu por vencido.  

Importante frisar que esse tipo de atitude de não atender as ordens do bandido e acelerar só é recomendável se o veículo for blindado.

A conclusão é uma só:

Quanto mais rápido for a abertura do portão, mais seguro estará o condutor que está adentrando na região da clausura, onde, totalmente protegido, aguardará a abertura do segundo portão, que, por não haver mais risco quanto a segurança, pode ser mais lento.

Não podemos esquecer que a rapidez na abertura do portão da garagem também traz mais comodidade, pois portões com 10 segundos ou mais para abrir podem gerar irritação ao condutor, além do perigo já mencionado.

Tenho certeza que o leitor gostaria de fazer a seguinte pergunta:

“Lordello, como tornar a abertura do portão da garagem do meu condomínio mais rápida?”

Inicialmente, são duas as possibilidades:

1) Verificar junto a empresas especializadas a possibilidade de aumentar a rapidez dos motores existentes pela substituição do kit automatizador

2) Acelerar o RPM dos motores através de novas centrais.

Outra alternativa, para quem deseja muita rapidez e segurança, é a implantação dos chamados “motores a jato”, onde a abertura é extremamente rápida, em torno de 4 segundos, sendo certo que a possibilidade de quebra é bastante reduzida, pois as engrenagens trabalham a óleo e não a seco.

Para finalizar é importante ressaltar que nada adianta o acionamento do portão principal da entrada de autos ser super rápido se o condutor não estiver com o controle remoto em mãos. Em meu trabalho de pesquisa criminal ficou claro que muitos moradores ao embicarem o auto na calçada, começam a procurar o controle remoto, perdendo assim segundos preciosos, ficando expostos desnecessariamente a abordagem criminosa desejando roubar pertences do motorista ou até mesmo o veículo.

O conhecido sistema “sem parar” que utiliza a tecnologia TAG RFID, elimina o controle remoto e assim quando o morador se aproxima com o veículo na frente da entrada da garagem, o portão abre automaticamente, garantindo rapidez e segurança da entrada do auto na clausura.

JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: