sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Na área de segurança, quem contrata errado paga duas vezes e corre risco desnecessário

Participei de uma palestra para moradores de um condomínio na cidade de Santo André/SP. Os participantes relataram estar frustrados e revoltados em virtude dos vários problemas apresentados pelo equipamento de controle eletrônico de entrada e saída de autos.

No intervalo do evento fui à garagem do edifício; estava curioso para verificar a marca do tal aparelho. Para minha surpresa, era uma das melhores do mercado.

Constatei que o problema não era o equipamento e sim a empresa contratada que não soube fazer a instalação de forma profissional e de acordo com as indicações do fabricante.

Conversando em particular com o síndico, ficou claro que ele optou pelo preço mais baixo ao escolher a empresa para efetivar a instalação. Ele deveria ter buscado no mercado empresas indicadas, capacitadas e homologadas pelo fabricante.

Além de equipamento de boa qualidade, o administrador deve ter em mente que a contratação da empresa que fará a instalação dos aparelhos eletrônicos na área de segurança deve pautar pela qualidade, principalmente no quesito infraestrutura.

Recentemente, ao passar por uma rua do bairro de Perdizes/SP, observei erro crasso de instalação de equipamento sinalizador, que serve de complemento para controle de entrada e saída de autos.

O síndico, desejando facilitar o controle de entrada e saída de autos do condomínio, adquiriu aparelho conhecido por “semáforo”, que avisa o condutor/morador se a prioridade de entrar ou sair é ou não dele. Se a luz indicada for verde, o morador poderá acionar o controle remoto e entrar com seu auto. Mas se a luz indicativa for a vermelha, outro veículo está com a prioridade naquele momento, devendo ele, dessa forma, aguardar parado com seu carro ou dar a volta do quarteirão.

Peço que o leitor observe o local de instalação do “semáforo” nesse edifício: 

O “semáforo” foi instalado em local totalmente equivocado. O motorista/morador só conseguirá ver o equipamento quando embicar o carro na calçada. Se porventura a sinalização for vermelha, terá que dar ré. A prioridade será do auto que já está pronto para sair da garagem, pois o condutor acionou primeiro o controle remoto digital. Observe que o risco de abordagem criminosa aumentará sobremaneira pois o tempo de permanência dos dois autos será maior que o necessário.

Observe que essa rua é de mão única e o motorista não tem visão do “semáforo” antes de embicar o auto na calçada.

Na foto abaixo apontei o local exato onde o “semáforo” deveria ter sido instalado para o condutor/morador ver as cores da maior distância possível e, assim, ter facilitada a decisão de diminuir a velocidade do auto enquanto o outro morador com a preferência deixe o prédio ou até mesmo dar a volta no quarteirão, se assim achar mais conveniente ou seguro.

Portanto, antes de contratar empresa para instalação de equipamentos de segurança eletrônica e física para seu condomínio, loja ou empresa, atente para algumas orientações de suma importância:

-Quanto tempo está em atividade a empresa? Quantos funcionários possui? São registrados ou não?

-Solicite os seguintes documentos:

*Cartão de CNPJ;

*C.R.F. Certificado de Regularidade do FGTS vigente;

*Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e as de terceiros;

*Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNTD) emitido pela Justiça do Trabalho;

-Qual a formação dos proprietários ou gestores e capacitação técnica para trabalhar naquele ramo de atuação?

-Solicite rol de clientes dos últimos 12 meses e pelo menos 3 contatos telefônicos para buscar opinião de quem se utilizou dos serviços da empresa;

-Qual prazo de garantia dos serviços prestados que a empresa oferece?

-Procure saber a qualidade dos equipamentos que utilizam e qual a preocupação e expertise com a instalação e infraestrutura;

-Antes de instalar os equipamentos, a empresa apresenta trabalho de análise de risco/consultoria de segurança com o intuito de levantar as fragilidades e apontar as melhores soluções?

-A empresa realiza também serviço de manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos que instala?

-Por último, faça uma visita à sede da empresa. Procure conhecer a estrutura. Essa atitude é fundamental para saber se tem condições para atender suas exigências técnicas.

 

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: