sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Vantagens com a biométrica facial para condomínios e a problemática do botão de pânico

A Biometria para Reconhecimento Facial veio para ficar; já é uma realidade em vários condomínios e empresas no Brasil.

Somente a título de esclarecimento, o termo “biometria” significa medição biológica; é o estudo das características físicas e comportamentais de cada pessoa, ou seja, algumas partes do seu corpo passam a ser sua “senha” de identificação para acesso a um determinado ambiente controlado.

Mas como funciona a Biometria Facial?

Através de Banco de Dados com foto digital do rosto de todos os moradores, empregados domésticos do condomínio e de outras pessoas devidamente autorizadas, as câmeras para reconhecimento facial trabalham com a forma geométrica e logarítmica das faces, analisando rostos inteiros e até de forma parcial através de software especializado.

Cada ser humano tem traços únicos, assim como suas impressões digitais. A tecnologia embarcada na Biometria facial localiza esses traços únicos de cada rosto como se fosse um quebra-cabeça. São verificados, por exemplo, a distância entre os olhos, o comprimento do nariz, o formato da boca, tamanho do queixo, linha da mandíbula, entre outros pontos. O reconhecimento facial é realizado por meio desses cálculos e permite distinguir duas pessoas por mais parecidas que sejam, já que esses pontos formam uma espécie de assinatura única facial.

E quais são os benefícios da Biometria Facial: 

-reconhecimento com precisão da pessoa cadastrada

-torna o processo de entrada de pessoas mais ágil. Com isso, o morador fica menos tempo na calçada, minimizando risco de abordagem criminosa

-a pessoa que passar pelo leitor facial e não tiver cadastro não será liberada para entrar; sua imagem será captada e enviada ao responsável pela portaria

-fácil implementação e integração com softwares já existentes

-a tecnologia de biometria facial é muito mais precisa que a digital para usuários idosos

-a precisão do reconhecimento facial é sempre muito alta, podendo chegar muito perto dos 100% com a utilização de alguns softwares de boa qualidade

-não existe contato físico entre a pessoa e o equipamento

Existe alguma desvantagem ao usar o Reconhecimento Facial?

Como tudo na vida, é normal existir algum ponto negativo. A tecnologia de reconhecimento facial não permite sinalizador de pânico.

Na Biometria Digital, por exemplo, é possível registrar o chamado “dedo do pânico”, assim, se o morador do condomínio for rendido de forma discreta por marginal na rua, poderá inserir no equipamento biométrico o dedo que aponta estar com problema. O porteiro receberá a sinalização silenciosa de pânico no aparelho existente no interior da portaria e tomará as medidas cabíveis. Como a tecnologia de reconhecimento facial não tem contato físico entre pessoa e equipamento, não é possível a utilização desse procedimento preventivo.

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: