sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Por que uma pessoa proativa dificilmente é assaltada?

Uma das principais prioridades dos brasileiros é segurança.

Mas como posso me sentir seguro se não tenho condições de adquirir um carro blindado ou morar num condomínio repleto de vigilantes treinados e com equipamentos de proteção de última geração?

Em relação a essa pergunta, tenho duas ponderações a fazer:

1) Conheço várias pessoas que foram assaltadas mesmo tendo carro blindado

2) Vários prédios de classe média alta que investiram algumas centenas de milhares de reais sofreram o famigerado arrastão

O leitor pode estar querendo me fazer a seguinte indagação:

“Poxa Lordello, então você quer dizer que não existe possibilidade de eu e minha família termos segurança, paz e tranquilidade?

Minha intenção neste artigo é mostrar exatamente o contrário.

Ao pensar em violência urbana e suas consequências, as pessoas, normalmente, associam segurança pessoal e patrimonial com equipamentos físicos e eletrônicos, o que não é correto. Esse tipo de raciocínio é simplista demais.

Para minimizar riscos frente a violência urbana e obter segurança, é preciso, inicialmente, ter “mente proativa”. Os equipamentos e mão de obra são importantes, mas complementares. 

O melhor equipamento que se pode adquirir não custa absolutamente nada. Ele esta à disposição, de forma gratuita, dentro da mente de cada um, basta apenas acessar a chave para se manter focado no tema segurança 24h por dia, observando tudo o que acontece ao redor. Assim se consegue visualizar muito além do que a maioria das pessoas com mente reativa.

Mas como é ter uma mente proativa?

A pessoa proativa assume comportamento antecipado em relação a segurança no cotidiano. Com esse atributo se compromete a reconhecer situações suspeitas, com algum tipo de risco ou perigo. Esse olhar diferenciado faz com que perceba antecipadamente qualquer problema ao seu redor, disparando, imediatamente, ações reais e efetivas para minimização do acontecimento indesejado.

Característica fundamental do proativo é a iniciativa de tomar uma atitude em prol de sua segurança ao perceber o cheiro da fumaça antes do fogo se propagar.

O indivíduo reativo pensa completamente diferente. Apesar de ter preocupação de ser vítima da criminalidade, sua mente não está focada em segurança. Assim, somente age após o sinistro bater na sua porta, quando, geralmente, é tarde demais, pois o marginal encontra-se muito perto.

O proativo assume a responsabilidade de zelar pela própria segurança, ou seja, mantém o controle da situação. Ele se diverte, namora ou trabalha, mas tendo sempre a segurança como um item fundamental a ser observado.  

Por isso digo que pessoa proativa é multitarefa.

Enquanto está se organizando para viajar, sua mente pensa em como realizar esse objetivo com tranquilidade e segurança, minimizando ao máximo riscos de assalto e de acidentes de trânsito. Observe que o espectro de visão é muito mais amplo do que quem foca apenas na diversão do final de semana prolongado.

Caro leitor, entenda que a palavra chave de gente proativa é “atenção” e não “preocupação” ou “medo”.

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: