sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Consultoria de segurança e as ferramentas para correção de erros/falhas em condomínios

Quando se projeta uma guarita, muitos detalhes devem ser pensados em relação a segurança. Duas questões são fundamentais, quais sejam:

1) Trabalho dos porteiros na portaria

2) Entrada e saída de moradores e metodologia para recebimento de entregas encomendadas

Posso garantir ao leitor que a maioria dos novos prédios construídos possui falhas e erros em seus projetos arquitetônicos quando se analisa sob a ótica da segurança e fluidez na entrada e saída de pessoas e mercadorias. Geralmente, os problemas ficam evidentes com a chegada das primeiras famílias moradoras.

Acompanhe um exemplo prático. Observe na foto abaixo uma guarita blindada de prédio de classe média alta recém entregue na zona oeste de São Paulo.

 

Qual sua opinião em relação a portaria?  Vou apontar alguns problemas que identifiquei apenas olhando pelo lado de fora.

-Existe uma única entrada de pedestres, ou seja, quando o morador estiver chegando ou saindo a pé do condomínio, em vários ocasiões, vai se deparar com entregador, prestador de serviço ou qualquer outra pessoa que estiver sendo triada pelo porteiro.

-Existe apenas um passa volumes no lado externo da guarita. Como o porteiro irá repassar mercadoria recebida para o morador? Provavelmente, através da porta blindada, o que não é recomendável, pois ela deve permanecer trancada e monitorada 24h por dia para se evitar o famigerado arrastão.

-A guarita não conta com passa documentos, que agiliza e facilita o trabalho dos porteiros

-Em dias de chuva, o morador e o eventual entregador terão dificuldades, pois não existe cobertura no local

-Imagine vários entregadores, à noite, trazendo delivery. Acredito que vai ser tumultuado

Minha proposta inicial é mostrar como essa guarita deveria ter sido projetada para evitar os problemas acima ventilados. O custo seria praticamente o mesmo, mas a dinâmica em relação a segurança e agilidade na entrada de pessoas e recebimentos de mercadorias seria muito melhor.

O ideal, é que essa guarita blindada fosse posicionada de forma central. Assim poderia se criar o que é chamada de entrada independente de pessoas. Senão, vejamos:

Com a guarita ao centro do espaço, fica fácil criar nas laterais duas entradas de pedestres individualizadas, sendo que a esquerda seria especificamente para moradores e a direita somente para estranhos ao condomínio, ou seja, entregadores, prestadores de serviço e visitantes.

O próximo passo é estabelecer aonde colocar o passa volumes e passa documentos para facilitar e agilizar o trabalho dos porteiros. Veja no desenho esquemático que minha opção é instalar esses equipamentos mais próximos da entrada específica de pessoas que precisam de autorização:

Resta ainda a instalação de um passa volumes em cada lateral, pois assim os porteiros poderão repassar mercadorias recebidas dos dois lados:

Caso fosse contratado para realizar consultoria de segurança nesse condomínio recém entregue, não optaria pela destruição da guarita blindada existente para em seu lugar construir outra nos moldes acima. O investimento seria alto e incabível. A função do consultor é encontrar as melhores soluções sem precisar construir nova portaria, ou seja, implantar melhorias ao que já existe de forma a aumentar o nível de segurança e facilitar o trabalho dos porteiros.

Próximo passo é instalar outro passa volumes na lateral da guarita, conforme sinalização abaixo:

Para finalizar consultoria desta área de prédio recém entregue, indicaria cobertura em toda área de passagem de pessoas, como também pequeno toldo do lado de fora para proteger quem está sendo triado em dias de chuva.

Devido a Covid-19, o volume de entregas nas portarias de prédios cresceu assustadoramente e, aparentemente, essa situação deve perdurar. Portanto, síndicos devem criar condições adequadas e com excelente nível de segurança para recebimento de mercadorias e entrada e saída de pessoas.

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: