sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Itens faltantes para guarita de condomínio obter excelente nível de segurança

Após aprovação em assembleia, síndico de prédio na zona oeste de São Paulo contratou empresa especializada para blindar a guarita existente. O trabalho ficou bem feito e elevou a segurança do condomínio, mas alguns detalhes faltaram, quais sejam:

Observe a área com vidros blindados e o passa volumes frontal instalado, através do qual o porteiro pode receber mercadorias de médio porte além de cadastrar visitantes. Dessa forma, moradores podem entrar lateralmente sem chegar perto da pessoa que esteja sendo triada.

No entanto, faltou instalar nessa área um interfone para o porteiro passar ao visitante as devidas instruções. Ficou muito pouco prático o sistema atual, pois o interessado tem que se aproximar do portão de acesso de pedestres para conversar com o funcionário e só depois deslocar-se para a área do passa volumes externo.

Outro equipamento que também deveria ter sido instalado na alvenaria, é um passa documentos feito de aço balístico, que facilita muito o trabalho dos porteiros quando, por exemplo, surge a necessidade de passar um simples RG. Na falta desse equipamento, se utiliza o passa volumes balístico, cujo uso é cansativo e demanda mais tempo.

A foto abaixo mostra outro acerto. Repare que na área de clausura foi instalado passa volumes balístico, que é extremamente importante para o morador receber mercadorias do porteiro. Em prédios que não optaram por essa estratégia, os porteiros repassam abrindo a porta blindada da guarita, o que não é recomendável para a segurança condominial.

Observe também que a porta da guarita blindada foi instalada nos fundos, sem visão para quem está na calçada em frente ao edifício. Essa decisão foi acertadíssima. Em muitos condomínios a porta da guarita é instalada lateralmente, na passagem da clausura. Assim, qualquer pessoa na calçada consegue visualizar o interior sempre que a porta encontra-se aberta ou destrancada.

A entrada de pedestres possui apenas uma porta, sendo que o ideal para elevar o nível de segurança é ter o que chamo de entrada independentes de pessoas, conforme explicado no desenho esquemático logo abaixo.

Prédios com duas entradas independentes para pessoas aumenta em muito a segurança dos moradores e demais pessoas cadastradas, tais como empregados domésticos e do edifício.

Para finalizar, sugiro a instalação de equipamento biométrico digital ou facial para que moradores e demais pessoas autorizadas a entrar no condomínio tenham acesso rápido, seguro e registrado eletronicamente.

O trabalho de consultoria de segurança tem a função de encontrar, inicialmente, todas as vulnerabilidade e falhas e em seguida apresentar as melhores soluções em segurança.

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: