sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 4759 1939

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

A importância da sinalização em condomínios

Moradores, preocupados com a possilidade de invasão criminosa, cobram muito os síndicos quanto a segurança do condomínio. Apesar da relevância do assunto, que merece toda atenção, os administradores também precisam atuar fortemente na prevenção de acidentes, principalmente nas áreas comuns do edifício.

A utilização de placas, avisos e sinalização no chão são fundamentais para orientar moradores, funcionários do prédio e domésticos, prestadores de serviços, entregadores e visitantes. Mas o alerta principal é para as áreas de fluxo de autos, onde atropelamentos e acidentes de trânsito podem ocorrer, principalmente em horários de pico.

O que pouca gente sabe, é que o Código de Trânsito Brasileiro considera as áreas internas pertencentes ao edifício como vias. Portanto, toda área de trânsito por onde passam veículos no interior do condomínio deve ser sinalizada.

Observe a sinalização da entrada para área da garagem deste prédio:

Quando se tem um portão de acesso para entrada e saída de autos, é necessário sinalização para definir o espaço que cada auto vai ocupar, isso com intuito de evitar choque frontal. Na eventualidade de acontecer acidente, fica mais fácil identificar o responsável quando se tem a devida sinalização no chão.

Outro ponto que síndicos devem se preocupar, é com a passagem de pessoas pela área destinada a autos(clausura). O ideal é que somente veículos transitem nessa área, mas, na prática, infelizmente, não é isso que acontece. É comum moradores com cachorros ou até mesmo para encurtar caminho, entrarem a pé através do portão de entrada e saída de autos, o que é péssimo para a segurança como um todo. Além de aumentar risco de penetração de intrusos a pé por esse local, não se pode descartar a possibilidade de atropelamentos.

Na área de clausura de autos é normal ocorrer a presença de funcionário ligado à limpeza, bem como algum técnico responsável pela manutenção dos portões e das câmeras de segurança localizadas nesse espaço diminuto. Portanto, sinalizar no piso local específico para passagem de pessoas se faz necessário, como se vê no prédio abaixo:

Caso o síndico estabeleça que moradores ou empregados domésticos com cachorros ou tentando encurtar caminho de forma desnecessária estão proibidos de utilizar a passagem pela clausura de veículos, é aconselhável que seja providenciado aviso (placas) alertando nesse sentido.

É importante frisar que a Bíblia de um condomínio são as normais internas regulamentadas. Portanto, devem ser seguidas por todos, sob pena de aplicação de alguma penalidade.

Quando o síndico identificar que uma determinada norma está sendo infringida com frequência, uma das estratégias para que seja respeitada é a afixação de placas reforçando os termos da regra, além de lembrar das penalidades que podem ser impostas aos infratores.

Deixe uma resposta

Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar

%d blogueiros gostam disto: