Orientações de segurança para motoristas de apps em comunidades/favelas
Quando solicito transporte por APP, procuro bater papo com os motoristas. Se surge uma brecha, faço a seguinte pergunta:
“Você já sofreu assalto durante o expediente de trabalho?”
Já ouvi centenas de relatos e, infelizmente, a maioria deles foi de vítimas de assaltos ou algum tipo de golpe. Destaco dois tipos de preocupações dos motoristas:
1) Ir buscar cliente dentro de comunidade
2) Levar cliente para endereço dentro de comunidade.
Uma coisa ficou clara nessa minha pesquisa: taxistas recusavam corridas em bairros afastados e em zonas consideradas favelas.
Os APPs de transporte passaram a suprir essa demanda reprimida; as pessoas honestas e trabalhadoras agora têm acesso a carro particular a qualquer hora do dia, noite e madrugada. O problema, é que nessas localidades o risco de roubo aumenta e, consequentemente, gera estresse aos motoristas.
A intenção deste artigo é fornecer algumas orientações de segurança aos motoristas de APPs para quando se aproximarem de locais considerados perigosos e de difícil acesso, geralmente vielas pouco iluminadas localizadas em áreas invadidas.
É importante o motorista conversar com o cliente durante o percurso. Se perceber que a região onde está se deslocando apresenta algum perigo, deve perguntar se o local de chegada é seguro.
Procure explicar que já teve problemas com assalto e por isso busca minimizar riscos. A tendência é o cliente entender e aceitar descer antes da entrada da comunidade.
Agora, quando o motorista for buscar cliente e notar que o endereço é em local de difícil acesso, deve entrar em contato pelo aplicativo e dizer que não conhece bem a localidade e solicitar que o interessado se desloque para local que o deixe mais tranquilo e seguro.
Por último, não poderia esquecer da situação mais estressante para os motoristas, que é a entrada em comunidades carentes. São diversas as estratégias criadas para que esses profissionais evitem assaltos, a maioria delas desenvolvidas através de experiências, por vezes dolorosas, do contato dos próprios motoristas com a criminalidade. Vejamos as que entendo como mais eficientes:
1) Manter o adesivo da empresa de APP no vidro frontal, visando mostrar que está prestando serviço para cliente que mora naquela localidade
2) Abaixar todos os vidros do carro para que percebam que está sozinho ou com passageiro no banco de trás
3) À noite, ligar a luz interna do auto para que as pessoas tenham boa visualização do interior do veículo
4) Se alguém acenar mandando parar o carro, estando armado ou não, é melhor atender a solicitação. Ouvi relatos de alguns motoristas que passaram por esse tipo de situação constrangedora. Eles disseram que durante essa abordagem a intenção era terem a certeza que tratava-se de carro por APP e que liberaram a passagem sem nenhum tipo de agressividade.
Para finalizar, gostaria de deixar o último recado preventivo aos motoristas de APPs.
Ouçam sempre a voz da intuição. Intuir é o ato de pressentir que algo pode acontecer a qualquer momento. Intuição é uma ferramenta de segurança que nasce com a gente e tem a finalidade de nos proteger de riscos e problemas.
Sábios são aqueles que ouvem a voz da intuição e tomam alguma medida proativa visando evitar que o pior aconteça.
Portanto, caro motorista de APP, toda vez que sua intuição lhe molestar, não tente negá-la, muito pelo contrário, leve-a a sério e se a solução para manter sua integridade física/emocional e proteger seu patrimônio for perder a corrida, não hesite em cancelar a chamada.
JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br