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Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Condomínios: como impedir a entrada de auto suspeito na “carona” de carro do morador

O conceito de clausura de portões na área de pedestres em condomínios residenciais começou há muitos anos. Foi motivada pelo incremento do número de invasões com intenção de assalto à mão armada. Em seguida, a mesma estratégia foi adotada para a área de entrada de veículos. Em prol de melhoria na segurança, moradores passaram a aceitar a instalação de mais um portão para acesso de autos.

Por outro lado, destacamos dois problemas que síndicos enfrentam na instalação da clausura de autos: 

1) Alguns edifícios não apresentam espaço físico suficiente para mais um portão na área de entrada da garagem.

2) Diversos prédios possuem entrada de autos longa, assim, mesmo com a instalação do segundo portão, é possível entrar um ou até mais carros não autorizados na “carona” do auto do morador.

Mas Lordello, como solucionar essas vulnerabilidades? 

Uma das estratégias mais empregadas por quadrilhas especializadas em invasões, é a entrada na zona enclausurada de autos na “carona” do veículo do morador.

O ideal, é que na clausura de autos caiba apenas um único veículo, ou seja, o que teve autorização para entrar. Assim, em razão da falta de espaço, será impossível a carona.

A vulnerabilidade surge quando a clausura é demasiadamente longa, como demonstrada no desenho esquemático abaixo:

Não podemos esquecer de edifícios, que por erro de projeto, não possibilitam a instalação do chamado “segundo portão” na entrada da garagem, como no exemplo a seguir:

 

A solução é simples e de fácil execução, basta instalação de cancela próxima ao portão principal:

 

 

A estratégia é bastante eficaz e bloqueia a entrada de veículo na carona do auto do morador.

No momento em que o morador aciona a abertura do único portão da entrada da garagem, imediatamente a cancela é levantada. Com a passagem do veículo, a cancela retorna ao nível de fechamento da passagem em menos de dois segundos, impedindo, assim, que veículo não autorizado consiga ingressar na área.

Observe na foto abaixo, que a cancela, por ser mais rápida, impede que outro veículo avance enquanto o portão de ferro, que é mais lento, segue seu percurso até o devido fechamento.

Com a cancela fechada, o portão principal desliza no seu tempo.

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