sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 9 1398-3091

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Ladrão passa por fresta de portão da garagem, invade condomínio e rouba bicicleta

A invasão criminosa, que culminou com a subtração de duas bicicletas, aconteceu no final de maio/2021, na cidade de Santos/SP. Teve início às 21h quando um jovem aparentando cerca de 22 anos de idade ronda a frente do edifício e, inicialmente, verifica uma das barras de alumínio do portão principal da garagem. Como se observa na foto abaixo, ele estava testando a resistência do material.

Rapidamente ele notou que o portão era de baixa qualidade e frágil. Assim, resolveu puxar uma das barras para ver se ela cedia. E foi bem sucedido, tanto é verdade, que ele retira uma barra e a coloca no vão da calçada, na entrada da garagem.

O próximo passo foi extremamente fácil. Em razão de ser magro, o bandido passa pelo vão do portão, como o flagrou o câmera.

  

A intenção do marginal era subtrair algum objeto de valor. E ele localiza o bicicletário.

O bandido escolhe a bicicleta mais cara.

Facilmente ele encontra a saída de pedestres do condomínio e consegue abrir o portão. Na foto a seguir percebe-se que o comparsa estava do lado de fora, provavelmente dando cobertura.

A economia na qualidade do portão da garagem facilitou sobremaneira a invasão. No campo da suposição, imagine que ao circular pelo prédio o bandido cruzasse com morador ou funcionário do local. O que poderia acontecer? Será que portava arma de fogo, faca ou chave de fenda?

O consultor de segurança, ao realizar trabalho inicial de vistoria no local a ser protegido, deve verificar a qualidade e resistência dos materiais, principalmente portões de acesso de pedestres e veículos. Ao notar qualquer tipo de vulnerabilidade ou fragilidade, deve tirar fotos e inseri-las no projeto de segurança, onde mostrará como a falha pode ser corrigida com o menor custo.

No caso em tela, talvez um reforço nas emendas das barras do portão fosse suficiente. De qualquer forma, essa avaliação deve ser feita por especialista em portão, que irá garantir se tal reforço é capaz de evitar a retirada do material com tanta facilidade.

Importante salientar, que o consultor em segurança não precisa ter conhecimento aprofundado em todas as áreas de proteção. O principal é levantar e apontar vulnerabilidades e mostrar as soluções viáveis. Mas quando o assunto for muito específico, deverá constar em seu projeto de segurança que o síndico deverá contratar empresa especializada em portões de alumínio para verificar se existe solução de reforço das barras ou não.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: