Com Jorge Lordello, reconhecidamente uma das maiores autoridades em segurança pública e privada da atualidade
“TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO EM SEGURANÇA PARA PORTEIROS E ZELADORES”
Medidas Preventivas Contra Abordagens Criminosas em Prédios
CAPACITAMOS SEUS FUNCIONÁRIOS NO SALÃO DE FESTA DO CONDOMÍNIO
com Dr. Jorge Lordello, reconhecidamente uma das maiores autoridades em segurança pública e privada do Brasil
A marginalidade tem usado de várias artimanhas para ludibriar funcionários de prédios despreparados e desatentos.
Recentes pesquisas apontaram que cerca de 65% dos assaltos a edifícios teve como fator reponderante a displicência do porteiro, aliada a falta de supervisão do zelador.
Segundo estatísticas criminais, 92% das invasões criminosas aconteceram pela frente do condomínio (41% portaria de pedestre,51% entrada da garagem), ou seja, bem próximo ou ao lado da guarita, onde fica o funcionário que deveria zelar pela segurança do edifício.
Conhecer o modus operandi das quadrilhas especializadas, estar atualizados quanto às orientações policiais, aprender a reconhecer e evitar o perigo antes que ele aconteça, são alguns requisitos básicos para que porteiros e zeladores colaborarem positivamente para a segurança do edifício.
Os funcionários devem estar preparados para operar os equipamentos, entender a importância de se cumprir as normas procedimentais e, sobretudo, ter condicionamento de vigilantes.
· Cenário atual da criminalidade. Estatísticas recentes.
· Conduta proativa e sua importância na minimização de riscos.
· Atitudes negligentes e imprudentes mais comuns.
. Por que prédios tem sido assaltados com tanta facilidade?
· Erros e falhas que não pode cometer.
· Qualidades indispensáveis.
· Postura do profissional da guarita com foco na prevenção.
· Pensando e agindo como vigilante.
· Como criar hábitos seguros.
– Por que funcionários de guaritas acabam liberando entrada de pessoa sem autorização? Quais os motivos?
– Tipos de funcionários que costuma falhar no controle de acesso de pessoas:
a) Sem treinamento;
b) Preguiçoso;
c) Indisciplinado;
d) Dorminhoco
– Roteiro de segurança para acesso de pessoas não cadastradas.
– O funcionário pode solicitar documento de visitante? Qual embasamento jurídico?
– O funcionário pode reter documento de visitante até que deixe o local?
– Qual deve ser o posicionamento do porteiro quando mais de uma pessoa deseja visitar moradores?
– No caso de pedido de socorro de desconhecido no portão, como o porteiro deve agir?
– Para que serve o “livro de ocorrências” que deve permanecer no interior da portaria ou guarita?
– Qual conduta deve ter o funcionário ao perceber que alguém burlou ou tentou burlar norma interna?
a) Funcionário de concessionária de serviço público
b) Falso carteiro
c) O bem vestido
d) Falsa doméstica
e) Falso corretor de imóveis
f) Falso policial, fiscal etc.
– A problemática de julgar pessoas pela aparência
– 12 situações críticas que devem levantar suspeitas
– O funcionário pode solicitar viatura da PM apenas para averiguação de suspeitos?
· Aprendendo a ser um supervisor de segurança.
· Atribuições e qualidades na coordenação de segurança.
· Situações em que deve ter atenção redobrada.
· Detectando e corrigindo falhas.
· Importância da manutenção preventiva.
· Situações que levantam suspeitas.
· Casos em que o porteiro não deve se intimidar.
· Medidas preventivas para evitar a intrusão.
· Técnica segura de atendimento e recepção de mercadorias.
· Passo a passo para o controle de acesso de pessoas.
· Como fazer o porteiro pensar e agir como vigilante.
– A importância do controle de acesso de mercadorias com foco em segurança
– Por que prédios têm sido assaltados com tanta facilidade pelos chamados falsos entregadores?
– O despreparo de funcionário na hora do recebimento de mercadorias
– Tomando cuidado com as aparências
– Modus operandi das quadrilhas especializadas
– Como não correr riscos desnecessários
– Os golpes mais utilizados para ludibriar funcionários
– Situações do cotidiano que expõe o funcionário responsável pela portaria em perigo
– A problemática das correspondências e soluções viáveis
– Erros mais frequentes no controle de acesso de mercadorias
– Por que o funcionário da portaria deve pedir tantos dados ao entregador antes de abrir o portão?
– Se o morador ou funcionário não estiver, a portaria deve receber mercadoria não esperada?
– Por que prédios e empresas têm sido invadidos pela garagem com tanta facilidade?
– Casos recentes de invasões a empresas e condomínios pela entrada da garagem
· Estratégias para impedir a entrada de autos sem autorização
· Controle seguro para fluxo de veículos
· Como impedir a entrada de auto clonado
· Providências em caso de emergência e perigo
– Quais os fatores de vulnerabilidade mais comuns?
– Por que é tão fácil entrar de carro em prédio ou empresa sem autorização?
– A importância da autorização para liberar o acesso de autos
– As falhas mais comuns ao se permitir a entrada de carro sem autorização
– Relatos de síndicos e gerentes que presenciaram erros incríveis de funcionários
– Como proceder quando a guarita está distante da entrada da garagem?
– Primeiro passo: definição de quem pode entrar sem autorização
– Controle de acesso de veículos – Duas categorias:
a) Veículos cadastrados – acesso permanente
b) Veículos não cadastrados – acesso restrito
– O visitante deve ter acesso sempre garantido a garagem? Por quê?
-Categorias de visitantes:
a) Cadastrados
b) Esporádicos
– Por que o visitante esporádico não deve colocar o auto na garagem do prédio ou empresa?
· Noções de direito penal e normas policiais
· Direitos, deveres e responsabilidade penal
· Crime de retenção de documentos
· A importância legal do sigilo profissional
Obrigado por adquirir este produto do Método Lordello. Esperamos que tenha um ótimo aprendizado. Dispensar