Assédio Moral: Estratégias preventivas para empresas
Estabelecendo Política Anti-Assédio na Empresa
O assédio moral no trabalho constitui um fenômeno mundial segundo levantamento recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Muitas vezes a competição sistemática entre os colaboradores incentivada pela empresa, provoca comportamentos agressivos e de indiferença ao sofrimento do outro.
Em recente pesquisa verificou-se que 38,1% dos funcionários entrevistados já sofreram assédio moral, sendo que 11,13% afirmaram que estão sendo vítimas há quase um ano.
A humilhação constitui um risco invisível e prejudicial à saúde dos funcionários e para ao ambiente corporativo, revelando uma das formas mais poderosas de violência sutil nas empresas.
Objetivos: esclarecer, levantar o debate e dirimir dúvidas relacionadas ao assédio moral visando diminuir risco dessa odiosa prática no ambiente corporativo e evitar ações de indenização por danos morais e materiais contra a empresa.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
» Entendendo o “Assédio Moral”
· O que são relações desumanas e aéticas?
· Relações hierárquicas autoritárias e assimétricas
· Situações constrangedoras, repetitivas e prolongadas
· Métodos mais comuns de assédio moral nas empresas
· Exemplos de frases discriminatórias e humilhantes
» Estratégias utilizadas pelos assediadores
· São elas:
a) Deterioração proposital das condições de trabalho
b) Isolamento e recusa de comunicação
c) Atentado contra a dignidade
d) Violência verbal, física ou sexual
e) A exigência de metas inatingíveis
» Tipos de chefes – Classificação
· Chefe Profeta
· Chefe Pit Bull
· Chefe Troglodita
· Chefe Tigrão
· Chefe O grande irmão
» Perfil do assediador
· Quem pratica o assédio moral?
· Pesquisas e dados estatísticos
· É possível assédio entre funcionários do mesmo nível hierárquico?
· Motivos do assediador a agir de forma vil
» Postura do assediado
· Como a vítima deve proceder desde o início
· A possibilidade da rescisão indireta
· Relatos de quem já foi vítima
· A problemática do tratamento desigual no ambiente corporativo
» Principais seqüelas nas vítimas
· Pessoal, familiar e profissional
· Efeitos da Lei nº 9.029/95 e suas conseqüências jurídicas
· Sofrimento físico, psicológico, social e econômico
· O que é considerado humilhação?
» Conseqüências trabalhistas
· A Justiça do Trabalho e as ações indenizatórias
· Danos morais e materiais
· Responsabilidade solidária da empresa
· Punição para o assediador
· Demissão direta e indireta
PÚBLICO ALVO
» Recursos humanos de pequenas, médias e grandes empresas
» Profissionais responsáveis pelo recrutamento e seleção de candidatos
» Analistas e supervisores de RH; assistentes e supervisores de pessoal
» Agências de emprego
» Empresas de terceirização de mão de obra de serviços e vigilância
» Síndicos de condomínios residenciais e comerciais
» Gestores de empresa, executivos, empresários e advogados
» Contabilistas e administradores de empresa