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Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Como dispensar funcionários de maneira segura

Roteiro Estratégico Para Demissões Simples e Problemáticas

O ato de despedir é muito mais difícil e complicado que o ato de contratar e geralmente causa estresse aos responsáveis do RH. Demitir colaboradores competentes não é tarefa fácil, pois estamos mexendo diretamente em aspectos emocionais e patrimoniais das pessoas.

Por outro lado, a dificuldade em demitir funcionários problemáticos, maldosos, agressivos ou até criminosos, que acabaram se tornando “inimigos” da organização, é muito mais complicado, pois as reações podem ser as mais variadas possíveis.

Foi pensando nesse tema tão importante que nosso palestrante, Dr. Jorge Lordello, considerado uma das maiores autoridades em segurança do país concluiu que “demitir um funcionário, especialmente os problemáticos pode parecer tarefa difícil, principalmente para aqueles que agem emocionalmente e sem nenhum tipo de estratégia”.

Objetivos: facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis em demitir funcionários. As orientações fornecidas servem para qualquer tipo de demissão, seja por motivo de fraude, justa causa, ou simplesmente por contenção de despesas ou necessidade de enxugar o quadro de funcionários.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
» Plano de prevenção
· Prevenção
· Detecção
· Correção
· Demissão

» Funcionário fraudador
· Idade e sexo
· Perfil
· Posição hierárquica
· Tempo na empresa

» A importância dos controles internos
· Diminuição de riscos de fraudes internas e externas
· Identificação do funcionário fraudador
· Demissão do funcionário

» Colaboradores que trazem problemas
· O insatisfeito
· O controlador
· O manipulador
· O paranóico
· O instável
· O excêntrico

» Sintomas que podem levar a demissão
· Sinais de alerta
· Identificando fraudes e desvios
· Como se formam as suspeitas

» Tipos de demissão
1. Por Iniciativa do Empregado
2. Por iniciativa do Empregador em razão de justa causa
3. Por iniciativa do Empregador sem justa causa

» Como lidar com funcionário problemático ou fraudador
· Sabendo lidar com a “justa causa”
· O art. 482 da C.L.T.
· Quais providências deve tomar o empregador ao perceber que o empregado está fraudando a empresa?
· Estratégias para provar na polícia e na justiça o crime cometido pelo funcionário
· O que devo fazer com funcionário que praticou desvio na empresa, mas não há provas suficientes de autoria e materialidade?

» Provas admitidas
· Testemunhas – Tipos:
a) Presencial
b) De referência
c) Referidas
· Perícia e corpo de delito.

» Os 4 elementos da violência
· Justificativa
· Alternativa
· Conseqüência
· Capacidade

» Roteiro estratégico para a demissão
1) Evitando constrangimentos

2) A importância do sigilo de algumas atitudes

3) Fazendo a demissão por completo

4) Não negociar

5) A celeridade de todo o processo demissionário

6) A maneira correta de informar a demissão

7) A objetividade vai fazer toda diferença

8) Falando em termos gerais

9) O elemento surpresa

10) Qual o melhor horário para anunciar a demissão?

11) Qual o melhor dia da semana para a demissão?

12) Qual o melhor local para falar sobre a demissão?

13) Qual a duração da conversa sobre a demissão?

14) Quem deve estar presente na reunião?

15) Quem não deve estar presente?

16) O que não devemos gerar na reunião?

17) Qual a melhor maneira de reagir a ameaças numa reunião de demissão?

18) Concluindo o processo de demissão.

» Atitudes após a demissão
· A importância da documentação do processo demissionário
· Forma adequada de comunicar a equipe
· Entrevista de desligamento

PÚBLICO ALVO
» Recursos humanos de pequenas, médias e grandes empresas
» Profissionais responsáveis pelo recrutamento e seleção de candidatos
» Analistas e supervisores de RH; assistentes e supervisores de pessoal
» Agências de emprego
» Empresas de terceirização de mão de obra de serviços e vigilância
» Síndicos de condomínios residenciais e comerciais
» Gestores de empresa, executivos, empresários e advogados
» Contabilistas e administradores de empresa

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