Você acredita em lucro fácil sem precisar trabalhar?
Um internauta me enviou e-mail entusiasmado com mensagem que havia recebido de desconhecido, com os seguintes dizeres:
” Eu sou a Sra. Charlotte C
olombe, uma viúva de quase oitenta anos que sofre de grave doença degenerativa. Minha única filha, Bernadette, faleceu em acidente automobilístico e desde então estou internada em um hospital privado. Tenho alguns fundos que herdei do meu amoroso marido, Gabriel Colombe, que somam aproximadamente US$ 2.500.000 e estão depositados em um banco na Costa do Marfim. Preciso de uma pessoa honesta e temente a Deus que possa usá-los para o trabalho do Senhor. Decidi doar para uma organização de caridade, casas orfanatos e ajuda humanitária, de acordo com o desejo expressado por meu marido antes de sua morte. Sua compensação por fazer esse trabalho de Deus, será de 20% da renda de todo o patrimônio. Por favor, se puder usar esses fundos para ajuda humanitária, responda gentilmente. A sua Irmã no Senhor, Charlotte Colombe ”.
O internauta queria saber se deveria responder a essa solicitação, apesar de ser evidente tratar-se de um golpe. Esse tipo de oferta, que não é incomum, mesmo que revestida de ínfima possibilidade de sucesso, leva algumas pessoas a acreditar no improvável, assim, acabam se tornando vítimas de golpistas.
A finalidade desse golpe é levar incautos a depositar certa quantia em dinheiro, que corresponderia a impostos pela generosa doação. Após o depósito, o malandro para de enviar e-mails ou mensagens pelo smartphone. Conheço algumas pessoas que caíram em golpes parecidos; além do prejuízo financeiro, adquiram problemas emocionais graves. Portanto, jamais acredite em lucro fácil sem esforço.
JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br