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Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Você cairia neste golpe contra correntista de banco?

Jonas estava com a família na praia. Pela televisão, enquanto descansava, curtia o carnaval. No domingo, logo após o almoço, recebe torpedo via celular com os seguintes dizeres: caro cliente, favor confirmar compra no valor de R$ 2.364,20 que está sendo realizada em Shopping de Salvador/BA. Entre em contato com a central de atendimento pelo fone: XXXXXXXXX”. Em pânico, ele imediatamente ligou para o número indicado. Foi atendido pelo setor de telemarketing, onde uma moça com voz e postura super profissional solicitou que ele confirmasse ou não a tal compra. O curioso, é que a atendente sabia todos os seus dados, inclusive endereço residencial e números de RG e CPF. Jonas explicou que estava no Guarujá e que há muitos anos não visitava Salvador. A suposta funcionária do banco afirmou que não havia motivo para preocupação, pois  já negara a compra, além de ter efetivado bloqueio do cartão magnético. Por fim, solicitou que informasse sua senha pessoal, digitando, para isso, no teclado do celular. Pediu, ainda, os dados do Token (chaveirinho distribuído por alguns bancos para garantir a segurança dos clientes quando acessam a conta pelo caixa eletrônico, internet ou telefone). Jonas, sentindo-se mais tranquilo, passou os dados solicitados pela amável atendente e concentrou-se novamente nos desfiles das escolas de samba. Ao retornar da viagem, foi até sua agencia bancária sacar dinheiro e levou susto ao descobrir que todo o saldo da conta corrente havia sido sacado e que também haviam feito empréstimo bancário via caixa 24h e surrupiado todo o valor. Amigo leitor, aconselho que tenha gravado em seu celular o número da central de atendimento do banco e das operadoras de cartão de crédito. Num primeiro momento, não acredite em e-mail, torpedo, whatsApp ou telefonema de funcionário de instituição bancária ou financeira. Para ter certeza se a ligação é pertinente ou se é tentativa de fraude, fale diretamente com seu gerente ou com a central de relacionamento. A pressa é inimiga da segurança e o medo faz com que muita gente perca, temporariamente, o raciocínio lógico. Na dúvida, conte até 10, respire fundo e foque atenção em medidas de ordem preventiva. Se tiver muito nervoso, peça auxílio a parentes e amigos; na falta deles, ligue para o 190 que será orientado pelo atendente da Polícia Militar.

 

JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br

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