sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 9 1398-3091

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Motoristas em alerta! Depois do bafômetro chegou a vez do drogômetro

O bafômetro é um aparelho muito usado em blitzs policiais; permite determinar a concentração de bebida alcoólica analisando o ar exalado dos pulmões do motorista que assoprar através de um canudinho.

Como funciona esse equipamento simples e que é o terror dos motoristas que insistem em dirigir após ingerir bebida alcoólica?

O ar assoprado que entrou no interior do bafômetro reage com o oxigênio presente no aparelho; essa reação ocorre com a ajuda de um catalisador. Um chip acoplado calcula a porcentagem e dá a concentração de álcool no sangue; isso se houver. É necessário 1 litro e meio de ar para fazer a medição, o equivalente a um sopro de cinco segundos.

Fica o aviso que não adianta tentar disfarçar o hálito, mascar chicletes, tomar azeite, etc., todas essas “lendas urbanas” não impedirão o motorista embriagado de perder a CNH e ter o veículo apreendido.

Outro equipamento, denominado “drogômetro”, deve entrar em ação em 2017 nas operações policiais em ruas e rodovias de diversas cidades brasileiras.

O nome oficial é “salivômetro” e é capaz de detectar substâncias entorpecentes ilícitas através de amostra da saliva.

A coleta da saliva do motorista será feita através de um canudo inserido em um aparelho de pequeno porte. Dentro do mecanismo existe um cartucho com seis tiras de papel com os reagentes que farão a análise e apontarão, em cerca de 5 minutos, a presença de substâncias como a cocaína, maconha, ópio ides, anfetaminas e etc.

É importante lembrar que o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro prevê pena de seis meses a três anos de detenção, multa, suspensão ou proibição do direito de dirigir a quem conduzir veículos sob efeito de “substância psicoativa que determine dependência”.

JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br

1 Response

  1. Bira Jr.

    Já há no mercado brasileiro a novidade inovadora que é o drogômetro pelo suor da impressão digital. Aparelho único no mundo de tecnologia inglesa bastante utilizado na Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e outros países. Equipamento não invasivo, higiênico e não contaminante. Grande agilidade para a realização dos testes (aproximadamente 40 segundos) viabilizando a prática de maior número de exames, com menor incômodo para os motoristas e o trânsito.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: