sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 9 1398-3091

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Delegacia Eletrônica, ocorrência feita em casa

Muitas vítimas reclamam das filas a serem enfrentadas nas Delegacias de Polícia no momento de registrar um boletim de ocorrência.

A explicação é simples e pode ser constatada a olho nu. O número reduzido de policiais para o atendimento ao publico, problemas de manutenção com os microcomputadores, burocracia legal para a formalização da ocorrência, baixos salários, ausência de treinamento e capacitação e às vezes, até falta de papel, traduzem a insatisfação de parte das vitimas e também dos policiais.

Com o intuito de minimizar essa antiga problemática, a Polícia Civil de São Paulo desenvolveu o projeto da “Delegacia Eletrônica”, ou seja, foi criado o “Distrito Policial Eletrônico” em 13 de janeiro de 2000.

Esse novo serviço disponibiliza ao cidadão que tenha acesso a internet, o registro de determinadas ocorrências elaboradas em sua própria casa. A vítima através de um microcomputador que contenha navegador via internet (browser) poderá acessar a “Delegacia eletrônica” através do site da polícia civil (www.policia-civ.sp.gov.br), da Secretaria de Segurança Pública (www.seguranca.sp.gov.br) ou do Governo do Estado(www.saopaulo.sp.gov.br).

Quais as ocorrências que podem ser registradas na Delegacia eletrônica:

Após o registro do veículo furtado, os dados serão transmitidos via rádio, ás viaturas das policia civil e militar, juntamente com o cadastramento de restrição ao Banco de Dados do DETRAN-Renavan.

Esse boletim de ocorrência será também enviado ao distrito policial responsável pela área onde ocorreu a subtração do veiculo, via intranet. O registro de desaparecimento ou encontro de pessoas será comunicado á Delegacia de Pessoas Desaparecidas do Departamento de Homicídios e Proteção á Pessoa(DHPP). Imediatamente ocorre uma pesquisa junto ao Banco de Dados de pessoas internadas e lista de cadáveres não identificados pelo IML.

O registro via internet, do furto ou extravio de Cédula de Identidade será comunicado ao Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt(IIRGD) para bloqueio do RG com o intuito de evitar o uso indevido.

Dúvida importante: As seguradoras aceitam o registro de furto de auto feito via internet? Sim, pois tem a mesma validade de um BO elaborado em um Distrito Policial. Ao entrar no site da Delegacia Virtual você terá ainda acesso a fotografias de pessoas desaparecidas e bandidas procurados pela justiça.

O interessante é que o recente caso do menino “Pedrinho” que foi subtraído dentro de uma maternidade, só foi solucionado graças a uma internauta que entrou no site de uma Delegacia Virtual e vasculhou o álbum de crianças desaparecidas.

JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: