sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 9 1398-3091

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Como dificultar o “trabalho” dos estelionatários

Mais um golpe que me foi noticiado: A vítima anunciou no jornal Primeira Mão a venda de 4 cachorrinhos de raça no valor de R$ 1.200,00. Após alguns dias, surgiu em seu portão uma mulher com cerca de 30 anos, alta, magra, olhos azuis, bem vestida, dizendo-se chamar Edna Braga. A simpática moça mostrou interesse em comprar todos os filhotes e alegou morar na Avenida Giovani Gronchi em São Paulo. Extremamente falante e amável à compradora fez amizade com o criador de animais, concluindo a compra rapidamente, sem pedir desconto. Sacou seu talão de cheque da bolsa, preencheu a folha e imediatamente o vendedor entregou-lhe os cachorrinhos, que foram colocados numa Belina de cor vermelha, de placas não anotadas. A transação foi feita num fim de semana. Na segunda feira, o comerciante deposita o cheque no Banco e para sua surpresa veio, a saber, que tal folha de cheque havia sido roubada de um malote.
Pessoas que possuem comércio ou que vendem alguma coisa em sua própria residência devem tomar algumas cautelas ao realizarem vendas com cheques:

1) Solicite todos os documentos do comprador (RG, CIC e cartão do banco) confrontando com os dados fornecidos na folha de cheque.
2) Preste muita atenção se a fotografia do RG não foi substituída.
3) Solicite telefone para contato e se necessário faca a confirmação do numero fornecido.
4) Consulte o tele-cheque.
5) Tome mais cautela com cheques de outras praças.
6) Na dúvida, o vendedor tem duas opções:

a) Solicite que o comprador retire a mercadoria depois de descontado o cheque
b) Ou entregue você mesmo à mercadoria na casa do comprador, apos o dinheiro ter entrado na sua conta.

7) O vendedor deve obter o maior número possível de informações do comprador. Desta forma, procure sempre anotar a placa do veículo utilizado pelo interessado em seu produto, pois esse dado será de suma importância para que a polícia identifique e prenda o estelionatário.
8) Na hora de fechar o negócio o segredo é confiar desconfiando. Lembre-se que muitos comerciantes fecharam suas portas, não por falta de venda, mas sim por serem vítimas de inúmeros golpistas.

JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: