Onde encontramos solução para o problema?
Quando os americanos iniciaram o lançamento de astronautas ao espaço, um dos entraves foi que as canetas não funcionavam em gravidade próxima de zero. Para resolver esse problema, contrataram uma empresa de consultoria e empregaram cerca de 12 milhões de dólares. Conseguiram desenvolver uma caneta que escreve em gravidade zero, de ponta cabeça, debaixo d’água e praticamente em qualquer superfície, incluindo o cristal.
Seus concorrentes, os russos, frente a mesma dificuldade, passaram a usar um simples lápis, de aproximadamente 2 reais.
O amigo leitor pode extrair valiosa lição desta crônica se passar a entender que focar no problema, geralmente, aumenta a sensação de seu tamanho e gera enorme carga de preocupação.
Se um problema faz parte de sua vida, e isso é muito comum a todos os seres humanos, basta dispender energia na sua solução, ou seja, em como resolver a pendência. O segredo é focar na melhor maneira de solucionar ou amenizar a situação incômoda ou prejudicial.
Para tanto, é preciso ouvir pessoas mais experientes, pesquisar informações pela internet, ou seja, ir decididamente e por todos o meios atrás de uma saída até a solução surgir.
No entanto, ao invés de buscar a eficiência da racionalidade, muita gente fica remoendo e se conformando com o papel de vítima, desistindo do enfrentamento antes mesmo de tentar, esquecendo-se que uma porta fechada não significa que esteja trancada, por vezes, e não raro, um simples empurrão permite que seja ultrapassada.
Tudo na vida depende do ângulo que se enxerga a realidade. Aprenda a ser mais flexível e mude de estratégias quando desejar melhores resultados ou sair de crises.
JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br