Decoração de Natal e os riscos de incêndio em casa
Se você, leitor, pretende enfeitar sua casa e árvore de natal com luzes pisca-pisca, preciso fazer um alerta quanto a segurança da sua família.
Por trás da beleza das micro luzes coloridas existe um potencial perigo.
A instalação de aparatos decorativos merece atenção pois envolve riscos de choques, curtos-circuitos e até mesmo de incêndios. Para evitar essa gama de acidentes, é essencial adquirir produtos de qualidade e com o melhor nível de isolamento elétrico.
O correto, e mais seguro, é a utilização de enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que são submetidos a testes que garantem o bom funcionamento dos dispositivos e, portanto, segurança às pessoas.
Instalações feitas de forma incorreta e, principalmente, as chamadas gambiarras, podem originar fogo e outros problemas.
Outro ponto importante, é que além dos equipamentos adequados, deve-se instalar os enfeites luminosos de forma segura, de acordo com a especificação técnica de cada aparelho. Outro risco que a maioria das pessoas não imagina, é que árvores de Natal, geralmente, são feitas de material inflamável; se a estrutura for de arame, o risco de incêndio é agravado, já que o material é condutor de eletricidade.
Seguem algumas orientações de segurança:
– Fique atento em relação a sobrecarga das instalações elétricas. O primeiro sinal é o aquecimento da fiação, tomadas, pinos e conexões, seguido do cheiro característico de plástico queimando.
– Não use várias extensões em uma tomada.
– Jamais utilize uma tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamins. O ideal é usar um plug por tomada.
– Outro detalhe que ajuda diminuir riscos são os pisca-piscas que utilizam lâmpadas de LED. Elas consomem menos energia e, por isso, apresentam menos risco de sobrecarga.
– Todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante. Se for preciso trocar lâmpadas, arrumar fios ou mudar os enfeites de lugar, a tomada sempre deve ser desligada antes.
– Toda ligação elétrica deverá ser feita por uma pessoa maior de idade, habilitada e que tenha conhecimentos sobre o tema.
– Se for aproveitar os enfeites comprados em anos anteriores, o alerta é para verificar se há fios ressecados, descascados ou rompidos. Nesse caso, o ideal é descartá-los e adquirir novos.
– Outra dica importante, é que somente após a montagem da árvore de natal é que se deve fazer a ligação dos enfeites na tomada; isso para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas.
– Lembre-se que os enfeites natalinos jamais devem ser tocados quando a pessoa estiver com as mãos ou pés molhados.
– Ao notar que alguma coisa está errada, desligue imediatamente toda a eletricidade da casa.
Não deixe que um acidente estrague seu natal.
Por fim, desligue as lâmpadas enquanto estiver dormindo; assim você pode evitar um eventual incêndio justamente quando estiver desprevenido, além de baratear sua conta de energia elétrica.
JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br