Placas indicativas em prédios ajudam e muito a segurança
Em fábricas e edifícios empresarias de todo tipo é comum, em suas diversas áreas, se visualizar em pontos estratégicos placas indicativas que reforçam a todo momento aos transeuntes sobre as regras de segurança do local.
Isso é muito importante, pois a repetição é a mãe da memória.
Síndicos de prédios não costumam ter esse hábito, no entanto, reclamam demasiadamente que muitos moradores não seguem as normas de segurança interna aprovadas em assembleia.
Sinalização é o conjunto de estímulos que informam pessoas sobre a melhor conduta a tomar perante determinadas circunstâncias e situações importantes.
Recentemente, estava andando por uma das ruas do bairro de Perdizes/SP, quando me chamou a atenção placa de sinalização instalada no portão de entrada de um edifício:
Em razão da pressa, alguns moradores não fecham corretamente o portão de acesso, obrigando, assim, o porteiro a deixar a guarita para fechar por completo. Esse é um dos motivos que vários prédios com portarias blindadas foram alvos de assaltantes.
Se o porteiro tiver que a todo instante sair de seu local de trabalho para fechar portão de pedestre, manterá a porta da guarita aberta ou destrancada, facilitando, assim, a possibilidade de invasão criminosa na modalidade arrastão.
Em uma palestra que ministrei para síndicos e zeladores, um dos participantes fez a seguinte colocação:
“Fiz bom investimento em equipamentos físicos e eletrônicos de segurança no meu prédio, mas os moradores não colaboram; não seguem as normas internas de segurança”.
Respondi com a seguinte pergunta ao interlocutor:
“Você instalou alguma placa indicativa no local que administra?”
A resposta foi negativa. Fiz mais uma indagação:
“Você enviou comunicado aos moradores informando das normas de segurança e solicitando o cumprimento para o bem da segurança coletiva?”
O síndico balançou a cabeça negativamente. Com o intuito de chamar a atenção para esse tema a todos os presente, elaborei mais um questionamento:
“Tem o hábito de instalar banner grande e colorido com instruções de segurança em área de grande acesso de moradores”.
O administrador deu a seguinte resposta:
“Lordello, banner nunca providenciei, mas, às vezes, coloco aviso nos elevadores”.
Comentei que os avisos são importantes, mas, geralmente, são feitos de forma simplista, em preto e branco e com letras pequeninas. Assim pode não gerar a devida atenção.
Recomendo que síndicos de condomínios verticais e horizontais caprichem na comunicação com os moradores para conscientizá-los da importância de cumprir as regras de segurança internas. Alem das formas que já comentei, podemos ainda enviar e-mails e mensagens via aplicativo WhatsApp.
Saliento que toda vez que os porteiros e zelador presenciarem morador ou empregado doméstico desrespeitando norma interna, seja a pé ou com veículo, devem registrar os fatos no livro de ocorrência para que o síndico possa tomar as providências cabíveis. Uma boa conversa pode fazer com que o morador infrator se atente mais com a segurança do local. Se o problema se repetir, a aplicação de punição será bem vinda e necessária, conforme dispõe o regulamento interno.
CONCLUSÃO
Portanto, colocar em prática todas as formas de comunicação no condomínio com certeza fará com que moradores e demais funcionários se atentem e passem a respeitar as normas de segurança. Conscientização não acontece do dia para a noite; é um processo que deve ser permanente para que funcione adequadamente e traga os devidos benefícios.
EXISTE OBRIGAÇÃO LEGAL QUE DETERMINE A INDICAÇÃO DAS SALAS E QUAIS EMPRESA ALI FUNCIONA?