Educação – você puxa ou empurra seu filho?
Napoleão Bonaparte estava se preparando para uma de suas maiores batalhas. As forças adversárias tinham um contingente três vezes maior que os seus, além de um equipamento muito superior.
Napoleão avisou os generais que também iria para a frente de combate e eles procuraram convencê-lo a mudar de ideia:
“Comandante, o senhor é o império. Se morrer, o império deixará de existir. A batalha será muito difícil. Deixe que nós cuidaremos de tudo. Por favor, fique. Confie em nós”. Tudo em vão, nada fez Napoleão mudar de ideia. No meio da noite, o general Junot, um de seus auxiliares e também amigo, procurou-o e, de novo, tentou mostrar o perigo de o imperador ir para a frente de batalha. Napoleão olhou-o com firmeza e disse: “Não tem jeito, eu vou”. “Mas por quê, comandante?”, retrucou o subordinado. E Napoleão respondeu: “É mais fácil puxar do que empurrar”.
Amigo leitor, o que esse fato histórico pode nos ensinar no tocante a educação de filhos?
Diz um antigo jargão popular que “servir de exemplo não é a melhor forma de ensinar; é a única forma de ensinar”.
Filhos modelam comportamentos dos pais, principalmente quando entram na segunda infância, por volta dos 6 a 7 anos.
Se uma mãe fuma na frente do filho desde que ele era pequenino, será natural ele se interessar em experimentar cigarro na primeira oportunidade que tiver. Se pais brigam frequentemente na presença da prole, é esse o modelo de comportamento a ser copiado num futuro.
Lembre-se que manter filho com cabelo cortado, usando roupas da moda e colocando em bons colégios, não tem o mesmo poder de influência, modelo e educação que o comportamento dos pais no dia a dia. O aluno é transitório, filho é para toda vida.
JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br