O filhinho de papai de hoje pode se tornar o preguiçoso de amanhã
Um jovem da classe social alta pediu a seu pai que o levasse para conhecer o cume de uma alta montanha. O genitor, pensando nos riscos que tal viagem implicava, criou um plano para evitar esforços e eventuais perigos ao adolescente. Para tanto, alugou um helicóptero e escolheu um dia ensolarado para levá-lo ao topo da montanha.
Ao chegarem no local, o adolescente observou a paisagem por alguns poucos minutos, porém com pouca admiração, e logo se manifestou:
“Pai, vamos embora, me leva para comer hamburguer”.
Amigo leitor, o jovem da estorinha teria dado muito mais valor para o incrível cenário da natureza no inóspito de tal altitude, se tivesse subido à pé e vivenciado todas as dificuldades do caminho.
Se alcançasse o cume depois de ter suado muito, com certeza iria sentir o êxtase da conquista e valorizado seu esforço.
Muitos pais cometem o erro, independentemente da classe social, de tentar ao máximo facilitar a vida do filho, sem, contudo, impor a dose adequada de responsabilidade.
Quando a criança ou adolescente se envolve em alguma confusão, o absolvem rapidamente e jogam pedras no oponente.
O guarda roupa é sempre repleto de roupas bonitas e de marcas; celular de última geração e atendimento quase que total, muitas vezes à duras penas, das vontades constantes do príncipe.
Uma coisa é certa, filhos criados assim terão enormes dificuldades quando atingirem a vida adulta. Protelarão ao máximo a busca por emprego, pois se acostumaram a ter tudo que desejam. Não criam expectativas de conquistas, mesmo porque não adquirem forças próprias para tanto. Esse tipo de educação sem regras, pode levar o filhinho de papai de hoje a se tornar o possível preguiçoso de amanhã.
JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br