Condomínios: cuidado com assalto programado no apartamento do morador
Infelizmente, a onda de invasões a prédios voltou e as estratégias para penetração vem sendo alteradas com intuito de enganar porteiros, sistemas eletrônicos e, principalmente, moradores.
Muitas portarias de condomínios têm controle rígido de entrada de prestadores de serviços e visitantes. Foi pensando nessa dificuldade, que quadrilhas especializadas inovaram ao e criar a modalidade chamada de “assalto programado”, ou seja, o próprio morador é ludibriado e autoriza a entrada de falsos trabalhadores, tornando-se, assim, refém de bandidos no próprio lar.
Observe o alerta que um síndico afixou nos elevadores do prédio que administra, onde explica, com riqueza de detalhes, a nova modalidade criminosa:
O alerta é muito importante e chama atenção dos moradores para que desconfiem de correspondências e ligações telefônicas de empresas, particularmente concessionárias de telefonia e outras contratadas que se proponham a prestar algum tipo de assistência, manutenção, reparo ou substituição de equipamento.
Antes de aceitar a visita de supostos técnicos, procure telefonar para a central de empresa, buscando o número telefônico no site oficial. Jamais utilize os fones disponibilizados na carta recebida ou fornecidos pelo operador de telemarketing que ligou para você.
É preciso confirmar a veracidade do contato antes de permitir a entrada de estranhos em seu apartamento.
Já as portarias de prédios devem pedir sempre documento público original com foto(RG ou CNH) e crachá da empresa que trabalha o prestador, além de tirar foto para lançamento no cadastro.