A importância da cobertura na entrada de pedestres de prédios
Quando o assunto é segurança, síndico tem que pensar em tudo. Imagine a seguinte situação: um entregador de pizza chegou na frente do prédio, acionou o interfone e comunicou que tinha encomenda para o sr. Paulo, do apt.45. O porteiro, imediatamente, entra em contato com o condômino através do interfone e solicita que ele desça até a portaria para retirada da pizza.
O problema, é que enquanto o morador descia pelo elevador, chuva torrencial desabou no bairro.
O motoboy, rapidamente, ficou todo molhado. O condômino, ao verificar a chuva forte, voltou ao apartamento para pegar guarda chuva. No entanto, ao retornar para próximo da área da clausura de pedestres, o entregador já havia ido embora em razão da demora.
É importante ressaltar, que a maioria dos edifícios apresentam disposição conforme foto abaixo:
Repare que o administrador se preocupou que fazer um vão no gradil para funcionar como passa volume, pois assim não é necessário o porteiro abrir o portão principal. Com isso, o entregador é mantido do lado de fora do condomínio, ofertando mais segurança para moradores no recebimento de mercadorias.
No entanto, o administrador não se atentou da necessidade de providenciar, por quatro motivos, instalação de cobertura nessa região:
1) Proteger o equipamento de controle de acesso de pessoas (interfone, biometria e etc.) das águas da chuva e dos fortes raios solares;
2) Auxiliar o trabalho de entregadores delivery, pois com chuva, a mercadoria pode molhar, além de dificultar sobremaneira o uso da maquininha de débito;
3) Ofertar comodidade a visitantes ao realizar o processo de triagem exigido pela maioria dos edifícios;
4) E por último, dar comodidade de receber mercadorias sem ficar ensopado também ao morador.
A foto acima mostra cobertura para atender quem está do lado de fora e quem está no interior da clausura de pedestres. Importante frisar, que estabelecer proteção contra água e raios solares preserva, além dos equipamentos eletrônicos, o portão principal de entrada, aumentando assim sua vida útil.
Para finalizar, gostaria de mencionar que alguns síndicos prolongam a cobertura na área interna para que moradores não sejam atingidos por chuva em nenhum momento ao saírem da área social do prédio.