sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 9 1398-3091

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Como solucionar engarrafamento de autos em prédios no horário de rush?

Prédios com muitas unidades, geralmente, têm problema crônico em relação a entrada e saída de autos, principalmente em horários de rush. Filas se formam dentro e fora do condomínio e atravancam o trânsito. Esse incômodo traz chateação aos moradores e ao síndico, que recebe várias reclamações.

Mas como resolver esse problema de tráfego em edifícios?

Uma das soluções está demonstrada na foto abaixo e se refere a prédio no bairro da Barra Funda/SP.

Repare que o condomínio possui portão extremamente largo. Antes disso, nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, as filas de autos de moradores eram grandes. Nos demais horários o fluxo era normal.

Mas como foi sanado o problema?

A ideia do síndico foi interessante. Na foto abaixo vou sinalizar a solução encontrada.

A instalação de duas cancelas para controlar os fluxos de entrada e saída de autos nos períodos de grande movimento acabou com as filas. Nos demais períodos, as cancelas ficam levantadas e o portão é utilizado.

Por outro lado, apresento abaixo solução definitiva e com maior grau de segurança para essa problemática.

A sugestão é dividir ao meio o portão grande existente, conforme o desenho esquemático a seguir:

Com motores rápidos, os portões levariam no máximo 4 segundos para abrir, o que evitaria engarrafamentos. Outro aspecto relevante, é que cada portão tem uma função diferenciada. O da direita serviria apenas para os autos entrarem e o da esquerda para saída. Com isso, carros poderiam entrar e sair ao mesmo tempo sem nenhum problema. Sem dúvida, essa é a melhor estratégia para aumentar o nível de segurança e ofertar ainda mais comodidade aos condôminos.

Para o sistema ser perfeito, restaria apenas a criação de clausura de autos, ou seja, instalação do chamado segundo portão para entrada e saída, formatando, assim, uma zona de confinamento de autos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: