A importância da sinalização em condomínios
Moradores, preocupados com a possilidade de invasão criminosa, cobram muito os síndicos quanto a segurança do condomínio. Apesar da relevância do assunto, que merece toda atenção, os administradores também precisam atuar fortemente na prevenção de acidentes, principalmente nas áreas comuns do edifício.
A utilização de placas, avisos e sinalização no chão são fundamentais para orientar moradores, funcionários do prédio e domésticos, prestadores de serviços, entregadores e visitantes. Mas o alerta principal é para as áreas de fluxo de autos, onde atropelamentos e acidentes de trânsito podem ocorrer, principalmente em horários de pico.
O que pouca gente sabe, é que o Código de Trânsito Brasileiro considera as áreas internas pertencentes ao edifício como vias. Portanto, toda área de trânsito por onde passam veículos no interior do condomínio deve ser sinalizada.
Observe a sinalização da entrada para área da garagem deste prédio:
Quando se tem um portão de acesso para entrada e saída de autos, é necessário sinalização para definir o espaço que cada auto vai ocupar, isso com intuito de evitar choque frontal. Na eventualidade de acontecer acidente, fica mais fácil identificar o responsável quando se tem a devida sinalização no chão.
Outro ponto que síndicos devem se preocupar, é com a passagem de pessoas pela área destinada a autos(clausura). O ideal é que somente veículos transitem nessa área, mas, na prática, infelizmente, não é isso que acontece. É comum moradores com cachorros ou até mesmo para encurtar caminho, entrarem a pé através do portão de entrada e saída de autos, o que é péssimo para a segurança como um todo. Além de aumentar risco de penetração de intrusos a pé por esse local, não se pode descartar a possibilidade de atropelamentos.
Na área de clausura de autos é normal ocorrer a presença de funcionário ligado à limpeza, bem como algum técnico responsável pela manutenção dos portões e das câmeras de segurança localizadas nesse espaço diminuto. Portanto, sinalizar no piso local específico para passagem de pessoas se faz necessário, como se vê no prédio abaixo:
Caso o síndico estabeleça que moradores ou empregados domésticos com cachorros ou tentando encurtar caminho de forma desnecessária estão proibidos de utilizar a passagem pela clausura de veículos, é aconselhável que seja providenciado aviso (placas) alertando nesse sentido.
É importante frisar que a Bíblia de um condomínio são as normais internas regulamentadas. Portanto, devem ser seguidas por todos, sob pena de aplicação de alguma penalidade.
Quando o síndico identificar que uma determinada norma está sendo infringida com frequência, uma das estratégias para que seja respeitada é a afixação de placas reforçando os termos da regra, além de lembrar das penalidades que podem ser impostas aos infratores.