O perigo a cada compra com cartão
Atualmente, o dinheiro de plástico é o principal meio de pagamento no comércio e serviços. É bem provável que num futuro próximo a circulação da moeda papel deixe de existir; é muito mais prática a utilização de cartão de crédito e de banco. Boa parte dos consumidores já fazem seus pagamentos por aproximação do telefone celular.
A inovação tecnológica veio para facilitar a vida, inclusive dos criminosos.
Se o leitor usa cartão magnético diariamente e não tem preocupação de ser vítima de golpe, leia este artigo até o fim. Infelizmente, durante a pandemia a marginalidade evoluiu demais nos golpes e armadilhas. Muita gente vêm perdendo muito dinheiro por não tomar medidas preventivas ao fazer pagamentos de produtos e serviços no dia a dia.
Preste atenção ao que aconteceu com um conhecido que trabalha com manutenção de computadores, ou seja, tem bastante conhecimento em tecnologia e mesmo assim perdeu numa só tacada R$ 14 mil.
Ele mandou consertar um eletrodoméstico, e como estava sem tempo para retirar, solicitou que fosse entregue em seu comércio através de motoboy. A empresa que fez o reparo contratou entregador com moto através de site especializado, sendo que o pagamento pelo serviço seria realizado na entrega.
O problema é que nas três primeiras tentativas de passar o cartão de crédito, a maquininha do motoboy apresentou erro, sendo efetivado o pagamento somente na quarta vez. O cliente ficou ressabiado e consultou rapidamente o aplicativo de seu cartão de crédito, sendo que, somente apresentava débito do valor correto do serviço contratado.
No entanto, horas depois, ao consultar o aplicativo do banco, se deparou com três débitos, totalizando R$ 14 mil, efetivados no mesmo horário que havia atendido o motoboy, ou seja, o golpe tinha sido consumado.
É claro que a empresa que consertou o eletrodoméstico e o banco negaram o ressarcimento. Agora, somente resta se socorrer da justiça para tentar recuperar o prejuízo.
Amigo leitor, o ideal é realizar pagamento diretamente no site ou aplicativo da empresa contratada na compra de serviços e produtos. Nos pagamentos presenciais, fique extremamente alerta se a operação apresentar erro. Se isso acontecer, consulte imediatamente o aplicativo do cartão de crédito e também do seu banco e veja se foi lançado valor indevido.

