Leitor vai perder sua caixa postal
Dia desses, ao abrir meu computador pela manhã, recebi mensagem com o seguinte assunto:
“Último Aviso”.
Muitas pessoas já ficariam preocupadas imaginando algum problema. Ao ler o corpo do e-mail, o problema se materializou:
“A senha da sua caixa postal jlordello@uol.com.br expirou. O sistema irá desconectá-lo e gerar uma nova senha em até 3 dias úteis. Você poderá continuar usando sua senha atual, mas, para isso, é necessário atualizar seu cadastro de e-mail. Clique no botão abaixo para continuar usando a senha atual”.
A intenção era que eu clicasse no link e introduzisse minha senha pessoal. Se eu tivesse atendido tal pedido, iria perder minha caixa postal com todas as mensagens. Em seguida, provavelmente, iriam entrar em contato comigo solicitando dinheiro para que minha conta fosse devolvida. Mas pode ser ainda pior. Quem se desespera ao cair no golpe e faz o pagamento, não tem a conta de e-mail devolvida, pois vão pedir mais dinheiro. Essa estratégia criminosa chama-se “repique”, ou seja, a cada pagamento efetuado vão continuar pedindo dinheiro, inventando sempre uma desculpa diferente.
Portanto, aviso ao amigo leitor que não se desespere ao receber mensagem noticiando algo ruim e nem se anime se oferecerem algum tipo de vantagem, pois a maior probabilidade é tratar-se de golpe digital. Meu falecido pai sempre dizia aos três filhos: “Ninguém neste mundo dá nada de graça”. A estratégia é sempre desconfiar de mensagens eletrônicas e confirmar na central da empresa, através do site oficial, a veracidade ou não da notícia. Durante a pandemia, muitos jovens com habilidade em informática e índole criminosa, desenvolveram armadilhas para arrancar dinheiro de pessoas ingênuas e desprevenidas.
Portanto, todo cuidado ainda é pouco.

