Arapuca dentro do Caixa 24h
Os criminosos tem usado de grande criatividade para subtrair o dinheiro dos correntistas, que não se programam financeiramente e por esse motivo são obrigados a usar os caixas eletrônicos nos horários mais impróprios.
Certa vez, trafegava pela Rua General Francisco Glicério na cidade de Suzano/SP, por volta das 23h45, quando percebi uma jovem, aparentando cerca de 20 anos de idade, parar seu carro enfrente a um caixa 24hs e sozinha foi sacar dinheiro. Naquele momento, fiquei tão preocupado com a integridade física daquela moça que me investi na condição de policial, estacionei meu veiculo e resolvi protegê-la de uma possível ação de marginais. Esperei ela retornar ao veículo e ao perceber que não havia mais perigo, segui para minha casa, com o sentimento de dever cumprido.
Um novo golpe esta sendo utilizado pelos astutos marginais e por isso preste bastante atenção no relato de um correntista que foi ludibriado, para não ser a próxima vítima desses espertalhões: “Na semana passada fui sacar dinheiro num caixa eletrônico, a noite, dentro de uma agência bancária. Ao colocar o cartão magnético na máquina, percebi que ele ficou retido e no visor aparecia uma mensagem: ‘Equipamento violado’. Olhei ao redor e vi coladas em todas as outras máquinas etiquetas padrão, impressas com alta qualidade em papel plastificado, com o logotipo do Banco, contendo o aviso: ‘Em caso de problemas ligue para XXXXXXXX’”
Na mesma hora o correntista ligou para o número indicado e o diálogo foi mais ou menos assim: “Eu tentei sacar dinheiro num caixa eletrônico e meu cartão ficou preso… Tem uma mensagem aqui dizendo equipamento violado”. A atendente indaga: “Você chegou a digitar seus dados e senha?”. O correntista explica: “Não, o cartão ficou preso assim que coloquei na máquina, nem deu tempo de aparecer o menu…”. A simpática atendente continua: “O procedimento recomendado é que façamos o bloqueio do seu cartão para que não haja futuros problemas. Por favor, diga-me o número de sua agência e de sua conta e também a sua senha, pois vou solicitar o bloqueio imediato de seu cartão magnético”. O correntista fornece todos os dados solicitados e a gentil moça sossega o cliente: “A partir de agora seu cartão esta bloqueado sendo que o novo cartão é solicitado automaticamente e dentro de 5 a 7 dias úteis você o estará recebendo em sua residência. Tenha uma boa noite”.
O cliente ficou super contente com o rápido atendimento. Passados 7 dias, ele ficou chateado, pois não recebera pelo correio seu novo cartão magnético e desta forma seguiu imediatamente para sua agência e ao narrar o ocorrido ao gerente, veio a saber que havia sido vítima de um golpe. Descobriu que seu cartão havia sido retido propositadamente e que aqueles adesivos constante no interior do caixa eletrônico foram colocados pelos estelionatários. Toda sua economia havia sido sacada pelos bandidos.
Lembre-se que a pessoa despreparada pode ser vítima duas vezes: uma do marginal e outra de sua própria inexperiência.
JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br