A mensagem
A comunicação-rádio, por voz, destina-se basicamente à transmissão de mensagens concernentes a sua destinação. » Princípios básicos
Na elaboração de uma mensagem (msg) devem ser levados em conta alguns princípios básicos, como: clareza ou da transparência; precisão ou da objetividade; e, concisão ou da economicidade.
» Clareza ou da transparência
Por princípio da clareza ou da transparência, entende-se que o texto da mensagem deva ser de fácil entendimento para aquele que a irá receber, sendo dispensáveis as demonstrações de eruditismo, de conhecimento da língua falada ou da matéria tratada, demonstrados pelo emprego de palavras ou expressões pouco usuais ou complicadas.
» Precisão ou da objetividade
Por precisão ou da objetividade, como princípio, entende-se que o assunto a ser tratado deva ser abordado de maneira direta, sem rodeios ou desnecessárias introduções ou prefácios.
» Concisão ou da economicidade
Por princípio da concisão ou da economicidade, entende-se que, nas comunicações-rádio, sem prejuízo da clareza, a mensagem deva ser curta; evitando-se o aumento desnecessário do número de palavras para transmiti-la. Qualquer palavra, mesmo padronizada, que não acrescente conteúdo a mensagem deve ser abolida
» Meios auxiliares
Dentre os meios considerados auxiliares da transmissão da mensagem, destacam-se:
– as palavras e expressões convencionais;
– o alfabeto fonético internacional;
– os algarismos fonéticos; e,
– o “Código Q”.
JORGE LORDELLO
Pioneiro em Palestras “in company” sobre Segurança Pessoal e Patrimonial
Especialista em Segurança Pública e Privada
Palestrante e Conferencista
Escritor Internacional e Articulista com mais de 2500 artigos publicados
Pesquisador Criminal
Conhecida na mídia como “Doutor Segurança”
www.lordellotreinamento.com.br
jlordello@uol.com.br