sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 9 1398-3091

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Atenção síndicos e moradores! Quando o inimigo está dentro do condomínio

O chef de cozinha Erick Jacquin,, que reside em apartamento no bairro do Jardim Paulistano, em São Paulo, contratou, em outubro/2019, babá para cuidar de seus filhos pequenos. Lamentavelmente, tratava-se de uma ladra, que usava nome da irmã, pois tinha extensa ficha criminal. A malandra já havia sido presa por policiais do 78º Distrito Policial em janeiro deste ano, no mesmo bairro que reside Jacquin, em razão de cumprimento de um mandado de prisão por furto expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte.

Depois de conseguir a liberdade, voltou a praticar furtos na mesma região. Além de subtrair objetos de valor do lar do chef de cozinha, ainda usou cartão de crédito/banco de familiares para comprar passagens aéreas. O delegado Guilherme Pinheiro disse que a criminosa foi presa por furto qualificado e falsa identidade “e que ela frequentava casas e apartamentos na região de Jardins e Higienópolis e se aproveitava da condição de babá para subtrair, principalmente, relógios e joias das vítimas”.

Outro fato parecido aconteceu no bairro de Higienópolis/SP. Policiais Civis do Deic/SP prenderam falsa cuidadora de idosos apontada como responsável pelo planejamento de um roubo a condomínio em setembro/2019, quando participou diretamente da invasão ao prédio. Se aproveitando que os moradores do apartamento estavam fora trabalhando, ela entregou aos ladrões o controle remoto que dava acesso aos portões da garagem. Os policiais responsáveis pela prisão informaram que a criminosa contou que o planejamento foi uma triangulação entre ela, seu sobrinho preso em razão de invasão a prédios e parceiros dele soltos.

A conclusão é que, infelizmente, muitas famílias ainda contratam empregados sem nenhum tipo de preocupação com segurança.

Nos casos que apresentei no início deste artigo, os falsos funcionários apresentaram documentos falsificados/adulterados ou que não eram deles.

A conclusão é uma só: na pressa de contratar colaboradores para o lar, muitas famílias, em razão da pressa ou necessidade, deixam de avaliar a documentação do pretendente ao cargo, efetivando a contratação de pessoas completamente estranhas e sem nenhuma referência anterior de trabalho. Podemos dizer que é um verdadeiro tiro no escuro que pode abrir caminho para um bandido adentrar na casa.

No início de 2019 ocorreu outra invasão a prédio de classe média alta no bairro da Vila Mariana/SP praticado por falsa empregada doméstica. Em minhas pesquisas, analisamos diversos casos nos quais desempregados, completamente desconhecidos, abordam porteiros de prédios com o intuito de deixar currículos. Inadvertidamente, a portaria recebe e quando algum morador menciona que está precisando de funcionário para seu apartamento, alguns porteiros entregam um desses currículos. O condômino, imaginando que trata-se de pessoa conhecida e de boa índole, entra em contato telefônico e faz a contratação no estilo vapt-vupt.

Foi o que aconteceu no prédio que mencionei, onde uma moradora idosa contratou empregada doméstica através de currículo que havia recebido do porteiro. Após dois dias percebeu que suas joias, dinheiro, cartão de crédito/banco, documentos e outros pertences de valor haviam sido subtraídos, sendo que a recém contratada não apareceu para trabalhar. Ao tentar buscar contato com ela, verificou que a linha celular estava desligada. Ao registrar Boletim de Ocorrência na delegacia do bairro, não soube dizer ao delegado de polícia o endereço da ladra. Ao ser indagada sobre nome completo e outros dados qualificativos da suspeita, a vítima disse que, infelizmente, não solicitara documentos dela, pois ainda estava em fase de experiência. Ela apenas forneceu o tal currículo e os investigadores logo descobriram que todos os dados eram falsos.

Contratar alguém para trabalhar dentro de nossa casa é algo sério demais, por isso, se faz necessário processo de recrutamento e seleção onde deverá ser escolhido profissional com basicamente duas características importantíssimas:

  1. Preencher os requisitos profissionais exigidos pelo cargo a ser preenchido.

Integridade, honestidade e probidade

Tive acesso a pesquisa que analisou 6 mil candidatas ao emprego de babá. Os resultados foram estarrecedores; 28% delas mentiram sobre referências de trabalhos anteriores e 15% tinham passagem pela polícia, sendo que a maioria por agressão.

A responsável pela pesquisa verificou que a quantidade de fichas e currículos invalidados por informações falsas ou por antecedentes criminais era muito grande. As informações mentirosas foram descobertas quando se realizou checagem mais apurada dos dados fornecidos. Descobriu-se que as candidatas forneceram referências pessoais forjadas, inventaram antigos empregos e forneceram telefones de parentes como se fossem de antigos patrões.

É importante ressaltar, que quando se contrata alguém para trabalhar em casa, na maioria das vezes se lida com pessoas completamente desconhecidas. Portanto, é necessário muita cautela na seleção.

Não se impressione pela primeira impressão ou aparência nem se precipite por pressa ou necessidade.

As invasões a prédios, comércio em geral e empresas, na maioria das vezes, não acontecem por acaso. Investigações policiais apontam que grande parte desses crimes tiveram início devido a informações fornecidas por empregado ou ex-funcionário, como já alertamos anteriormente.

Os crimes, em geral, são frutos da oportunidade, que em muitos casos foram oferecidos pela própria vítima.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: