sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 9 1398-3091

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Como evitar que carro suspeito entre na carona de auto do morador quando o portão é muito largo?

É comum encontrar condomínios com portão principal bem largo para entrada de autos, o que permite, ao mesmo tempo, um carro de morador entrar e outro sair, como vemos na imagem abaixo. Observe que o síndico teve a preocupação de colocar duas placas indicando o lado direito para autos que desejam sair da garagem e o lado esquerdo exclusivamente para entrar.

Mas será que essa estratégia é segura para os motoristas ou somente fornece comodidade aos moradores?

Irei mostrar durante este artigo que esse tipo de solução gera uma série de problemas no fluxo e ainda pode facilitar a entrada de veículo não autorizado ou suspeito.

A imagem abaixo é de prédio na zona ozeste/SP, onde, ao invés das placas indicativas, o síndico preferiu sinalização de entrada e saída no chão. Na prática, temos o mesmo efeito pernicioso para a segurança.

O primeiro conceito é que somente um carro por vez deve entrar na clausura.

O problema, é que se o morador seguir as instruções do condomínio em usar somente a faixa determinada para a entrada, abre campo para que veículo não autorizado entre ao seu lado. Observe o desenho esquemático abaixo:

O carro suspeito pega “carona lateralmente” com o auto do morador, assim consegue adentrar na clausura tranquilamente. O condômino, normalmente, acredita ser carro de outro morador, e na maioria das vezes é, mas nem sempre. Já ocorreram muitos casos de bandidos armados usarem essa estratégia com o objetivo de iniciar arrastão no prédio. Nesses casos, os marginais esperam o morador estacionar o auto na vaga e o transformam na primeira vítima a ser rendida e obrigada a levá-los para seu apartamento ou guarita para rendição do porteiro.

Outro problema é quando o morador está saindo com o carro do interior da garagem e, seguindo as regras indicadas pela administração, permanece na faixa indicada. Veja a ilustração a seguir:

Quando o portão abrir por completo e o morador estiver saindo com seu auto, veículo suspeito poderá entrar tranquilamente na clausura. Como o segundo portão, geralmente, é aberto pelo acionamento feito pelo porteiro, é natural que automaticamente o funcionário abra o segundo portão imaginando que seja carro de morador. Novamente temos a entrada de auto não autorizado na modalidade “carona”.

Mas qual a solução para evitar o problema em questão?

Temos duas possibilidades:

SOLUÇÃO 1) A ideia é permitir que um veículo de morador por vez entre e saia pela clausura de autos, evitando, assim, a possibilidade de carona. Para tanto, basta mudar a sinalização, acabando com a divisão de área da clausura, conforme a foto abaixo:

O síndico poderá, para garantir o respeito à nova regra, colocar vasos de plantas nas laterais para impedir o ingresso de autos na área não permitida.

 Solução 2) Prédios com portões enormes, principalmente na largura, possibilitam que dois carros possam entrar ou sair lado a lado ao mesmo tempo. A sugestão é fazer investimento no sentido de dividi-lo em dois para criar entrada e saída única. Observe a imagem:

Sem sombra de dúvida, essa é a melhor solução, pois possibilita gerenciar a entrada e saída de carros ao mesmo tempo e com excelente nível de segurança. É importante frisar a necessidade de instalação de gradil no meio dos dois portões de acesso, isso para que um carro não possa adentrar no outro setor, ou seja, a intenção é formatar duas clausuras completas e incomunicáveis

Para que essa estratégia seja possível, é necessário que o vão(largura) para cada novo portão permita a entrada de veículo grande, tipo caminhonete.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: