Aposentados e pensionistas – cuidado; tem novo golpe na praça
A imaginação dos estelionatários parece não ter fim! Vou narrar a nova armadilha engendrada por quadrilhas de golpistas com idade entre 40 a 60 anos. São pessoas bem vestidas, articuladas, com boa aparência e que surgem do nada para prestar uma ajuda, quando, na verdade, desejam arrancar todo o dinheiro das vítimas idosas.
O alvo desses larápios são os beneficiários do INSS.
Inicialmente, eles monitoram prováveis vítimas na área de caixas automáticos dos Bancos. Quando a pessoa escolhida deixa a agência bancária, uma pessoa educada aborda gentilmente o idoso, dizendo que ele deixou cair o comprovante da operação que acabara de realizar.
No informe tem uma mensagem dizendo que é necessário atualizar os dados bancários para evitar o cancelamento do cartão e que se não for feito será cobrada uma multa de R$ 149 reais.
Se a vítima se mostrar preocupada, o golpista imediatamente oferecerá ajuda para que realize o recadastramento.
A técnica é distrair o idoso e durante a operação no caixa 24h decorar a senha digitada pela pessoa e ao final trocar o cartão, ou seja, a vítima irá embora com cartão de banco de outra pessoa, pois deixou de conferir se era realmente o seu. Com o cartão de banco, senha da vítima e de posse também de maquininha de débito, ficará o malandro à vontade para passar valores altos que destruirão as economias do pobre incauto.
A melhor dica de segurança para clientes de bancos é a seguinte: se alguém lhe abordar dentro da agência ou na saída, a possibilidade de ser golpista ou até mesmo assaltante é de 99%.
Jamais pare para conversar.
Não seja educado com estranhos.
Não oferte atenção à pessoas desconhecidas.