Condomínios: a importância do posicionamento do portão principal da entrada de autos
Observe atentamente os portões de entrada para a garagem desses prédios vizinhos. Em relação ao posicionamento, você acha que o ideal é o da esquerda, um pouco recuado, ou o da direita, rente à calçada?
Se o leitor respondeu “tanto faz”, está tremendamente equivocado.
Quando o assunto é segurança, o posicionamento do primeiro portão, como também do segundo, que formam a chamada clausura de auto, é importantíssimo para o aumento do nível de segurança do controle de acesso de veículos.
Vou simular a chegada de auto em prédio onde o primeiro portão é rente à calçada:
Observe que o veículo do morador, além de impedir a passagem de pedestres enquanto o portão não é acionado, fica com a traseira na rua; e em casos de ruas estreitas, pode atrapalhar o fluxo de autos.
Veja foto de dois edifícios onde a opção foi o recuo do portão principal.
Em minhas pesquisas levantei vários casos nos quais moradores que estavam dentro de seus carros esperando liberação do portão foram assaltados.
É o que chamo de crime de oportunidade, ou seja, o bandido vem andando a ermo quando de repente carro de morador ingressa na calçada à sua frente impedindo o caminho, criando, assim, momento propício para abordagem criminosa.
Tenho reparado que a clausura de muitos prédios é bastante extensa, permitindo a entrada de mais de um auto, o que chamamos de carona. Marginais têm usado com frequênca essa estratégia para invasão a edifícios.
Quando a clausura de autos permitir em relação à sua extensão, o ideal é recuar o portão principal para dentro da área comum do condomínio.
Com essa providência, o primeiro ponto positivo é que o veiculo do morador não atrapalhará o fluxo de carros na rua nem a passagem de pedestres na calçada, conforme demonstra a foto abaixo.
Outro fator positivo para a segurança, é que se consegue encurtar a extensão da clausura de autos, e em muitos casos, impedir a entrada do “auto carona” conduzido por bandidos que desejam invadir o prédio.
Se porventura, mesmo com o recuo, ainda a clausura comportar a entrada de mais de um carro de uma só vez, a estratégia então é aproximar o segundo portão até a distância que permita o ingresso de um só auto.