Conheça nova armadilha digital que golpistas criaram para clonar seu Whatsapp
Todos os dias vejo postagens de internautas nas redes sociais noticiando problemas com o “Zap” e pedindo para amigos não enviarem dinheiro, pois sua conta foi hackeada. Bandidos virtuais alteram a roupagem do golpe quando o modus operandi fica muito manjado.
A intenção deste artigo é alertar os leitores para a nova armadilha e como ela funciona?
Temos que ter em mente que nosso número de celular está espalhado por vários grupos de WhatsApp que entramos, consequentemente, muita gente desconhecida tem acesso a esses dados, inclusive a seu nome.
Ao se praticar alguma venda através de sites especializados na internet, em alguns, o telefone do vendedor também fica exposto.
Com dados da “próxima vítima” em mãos, o bandido digital, inicialmente, instala novo WhatsApp em um aparelho celular onde o programa, de imediato, envia mensagem via SMS com código secreto para o número celular da possível vítima. Isso serve como chave de acesso para nova instalação do WhatsApp. Logo em seguida, o marginal virtual manda mensagem via WhatsApp se apresentando como médica, advogada e etc.. dizendo que enviou por engano:
“Desculpe o incômodo fulano de tal. Meu nome é Dra. Fernanda Montenegro, sou médica e emiti um boleto bancário agora mesmo e lhe enviei o acesso equivocamente por SMS. Por favor, peço que me envie os dados, obrigada”.
Se a vítima acreditar e reenviar a mensagem, o criminoso digital irá baixar todos os contatos, vídeos, fotos e mensagens contidos no WhatsApp e em seguida começará a pedir dinheiro aos seus contatos através de mentiras, geralmente ligadas a doença ou acidente de carro.
Portanto, fique atento e jamais acredite em estranhos que surgem repentinamente em seu celular. Para deixar seu WhatsApp mais seguro, recomendo ativar a confirmação em duas etapas, que é um recurso opcional que funciona como uma camada extra de segurança para sua conta.