A importância das aletas de ventilação em guaritas blindadas
A função do investimento em guarita blindada é manter o porteiro protegido e, nessa condição, ele possa, numa eventualidade, evitar o famigerado arrastão em condomínio residencial.
A portaria deve se tornar um ambiente hermeticamente fechado, impenetrável à entrada de disparos de arma de fogo.
É importante compreender, que, na prática, o porteiro vai trabalhar em ambiente pequeno e totalmente lacrado. Um problema a ser resolvido é a falta da ventilação. Outra questão é o aquecimento do ambiente interno em dias quentes.
A solução mais usual é a instalação de ar condicionado no interior da portaria blindada. Quem tem com pouca experiência na área pode pensar que o problema está resolvido, mas não é bem assim. Se não, vejamos: muitos porteiros não suportam ar condicionado pois sofrem com problema de rinite ou sinusite. Outros não estão acostumados e podem até adoecer. Por último, temos aqueles que gostam do ar condicionado ligado, mas o uso excessivo também pode levar a enfermidades.
Mas como resolver ou minimizar esse problema?
Esse é o objetivo deste artigo!
A solução está nas chamadas “aletas de ventilação”, feitas também de aço balístico e que permitem a entrada de ar, mas bloqueiam a penetração de disparo de arma de fogo. Observe abaixo algumas guaritas com essa aplicação.
As aletas de ventilação permitem a entrada de ar fresco e assim o porteiro consegue trabalhar em ambiente mais agradável. Mas alerto que o ar condicionado é necessário, pois em dias quentes somente a ventilação natural pode não suprir.
As aletas de ventilação, além de proporcionarem mais conforto atmosférico e segurança, requisitam menor utilização do ar condicionado e, assim, o condomínio terá menos despesa com energia elétrica.