sac@lordellotreinamento.com.br
+55 11 9 1398-3091

Publicações

Dicas importantes segundo experiências vivenciadas.

Pix; uma boa novidade bancária, mas tem seus riscos

Imagine se de uma hora para outra seu dinheiro que estava no em conta em APP de Banco desaparecesse.

O que você sentiria ao verificar que o saldo e sua conta estivessem zerado ou com poucos centavos?

Foi o que aconteceu com a servidora pública Viviane Honorato, de 30 anos, que reside em Luziânia/Distrito federal. Ela descobriu no final de maio/2021 que o saldo de sua conta passou de R$ 65 mil para R$ 0,58 em virtude de diversas transferências via PIX efetuadas de sua conta para terceiros. O delegado de polícia que apura a fraude disse que o caso chamou a atenção pois a vítima alegou que não teve o celular clonado e não forneceu dados pessoais a terceiros. Outros correntistas que tiveram contas bancárias saqueadas por bandidos digitais da mesma forma, narraram ao mencionado policial que receberam ligação telefônica de uma pessoa que se apresentava como funcionário do banco e em seguida o dinheiro desapareceu da conta.

Amigo leitor, lamentavelmente, jovens com índole criminosa e farto conhecimento em tecnologia da informação, descobriram caminho fácil para ganhar dinheiro de forma ilícita. Além do que, muitos correntistas acabam “facilitando” a vida desses marginais em razão de ingenuidade ou desconhecimento de requisitos básicos de segurança digital; entregam o “ouro para os bandidos”, como dizia meu falecido genitor.

O leitor pode estar querendo me fazer a seguinte pergunta:

“Lordello, então o melhor caminho é não ter PIX e APP de banco no celular?”

A resposta é não. Para aqueles que gostam das novas tecnologias bancárias, aconselho que cadastrem, por exemplo, uma senha PIX em conta que não esteja vinculada a aplicações financeiras e que também seja possível bloquear qualquer possibilidade de financiamento ou empréstimo de dinheiro. Ou seja, o ideal é que você use o PIX ou APP de Banco somente para pagamento de contas do dia a dia, pois se porventura for vítima de bandidos digitais, o prejuízo será bem pequeno.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: